PUBLICIDADE

Como estudar sozinho da forma correta?

Confira algumas dicas para estudar sozinho em casa da melhor forma e ter mais autonomia no seu aprendizado.

27 mar 2017 - 15h03
(atualizado às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Seja um vestibulando sincero. Identifique os pontos fortes - aquelas matérias mais fáceis - e as dificuldades - disciplinas mais complexas.

Escolha cadeiras confortáveis, que, depois de horas de estudos, não causem dores na coluna
Escolha cadeiras confortáveis, que, depois de horas de estudos, não causem dores na coluna
Foto: Mundo vestibular

Prepare o ambiente de estudo - pode ser no quarto, na sala, na cozinha, enfim, o lugar que você mais se sente à vontade -, deixando o local com boa luminosidade e bem arejado (agora que a temperatura fica mais elevada é melhor ter por perto um ventilador ou um aparelho de ar-condicionado).

Ao interromper o estudo, deixe um sinal específico para retomar a aprendizagem exatamente de onde parou, sem perda de esforço nem de tempo.

Escolha cadeiras confortáveis, que, depois de horas de estudos, não causem dores na coluna, nos braços e nas pernas. Ficar deitado ou recostado na cama pode causar problemas posturais.

Acostume-se a estudar no mesmo local e no mesmo horário.

Realize os estudos com duas intenções: aprender (primeiro objetivo) e recordar.

Inicie os estudos depois de pelo menos 10 minutos de relaxamento, período em que você deverá se concentrar em pensamentos e sentimentos equilibradores. Pense sempre positivo. Não brigue com a situação. O vestibular é uma realidade que deve ser enfrentada com disposição.

Evite movimentos e sons que tirem a concentração. Não é necessário se desligar totalmente do mundo - uma música, por exemplo, em volume mais baixo é sempre uma boa companhia -, mas resista a atender telefonemas, fique longe de conversas e evite barulhos repetitivos.

Se for necessário decorar algum conteúdo, procure ler em voz alta a matéria e com rapidez. Não se detenha em memorizar datas ou fórmulas.

Elabore seus próprios exemplos (ganchos), relacionando os conteúdos estudados. Pode ser até a associação de uma matéria com alguma música que você pode cantarolar até em um passeio no parque.

Aproveite o deslocamento em um ônibus ou o banho para repassar o que foi estudado.

Evite fixar-se em algum conteúdo ou exercício difícil até chegar a uma resposta. Prefira seguir adiante, retomando esse tema complexo após ter passado por outros assuntos que possam ajudar a resolver o impasse.

Não queira se transformar em um super-herói. Identifique os seus limites.

Faça esquemas, gráficos, mapas, resumos sempre que desejar dominar um conteúdo extenso.

Procure ler jornais e revistas e assistir a programas de rádio e TV. Se tiver Internet, realize pesquisas que possam servir como entretenimento e instrumento de aprendizagem.

Está se preparando para o Enem ou Vestibular e precisa de uma forcinha? Conheça o site Descomplica, que tem aulas, conteúdos e exercícios sobre matérias de todo o ensino médio!

Veja também:

-Quais São As Matérias Que Mais Caem Nos Vestibulares?

-15 Dicas para Aproveitar seu tempo de Estudo

-Socorro!!! Não Estudei pro Vestibular

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade