PUBLICIDADE

Como conciliar trabalho e estudo

Algumas pessoas consideram o trabalho como uma barreira para concluir uma graduação. Porém, com o ensino a distância isso não existe mais. Confira!

15 ago 2016 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar de muita gente não acreditar, é possível conciliar as atividades diárias no trabalho e em casa, com os estudos. Nos cursos a distância, o aluno é livre para montar seus próprios horários e ajustá-los conforme as suas necessidades. Esse é apenas um dos benefícios que o Ensino a Distância (EAD) oferece para aqueles que decidem concluir os estudos sem sair de casa.

Estudo
Estudo
Foto: Mundo vestibular

Mas, como dividir o tempo entre tantas atividades?

Uma das formas mais simples de saber se você conseguirá dividir seu tempo entre todas as suas atividades é montando um cronograma. O objetivo de um cronograma é auxiliar na visualização das atividades diárias, fazendo com que nenhuma tarefa deixe de ser cumprida. Além disso, facilita o gerenciamento do tempo necessário para cada atividade diária exercida.

Aprenda a montar um cronograma

Montar um cronograma é bastante simples, você deve montar um planilha contendo todos os dias da semana e os seus horários principais, que são aqueles em que você realiza alguma atividade.

Não é necessário descrever tudo que você realiza durante o dia, seja simples e objetivo. Ou seja, coloque todas as suas atividades nessa planilha e divida seus horários de forma que nada fique de fora, seja passear com o cachorro, levar o filho na escola, almoçar, lavar a louça do jantar, etc., mas não se apegue a detalhes irrelevantes.

Se você trabalha fora de casa, considere também o tempo que você gasta para se deslocar de casa para o trabalho e vice-versa.

Feito isso, separe um horário para estudar. Preferencialmente, escolha horários diários e, acima de tudo, respeite-os. Ter disciplina, principalmente na fase de adaptação, é fundamental para conseguir concluir o curso. Essa fase de adaptação é o período em que o aluno, que nunca realizou um curso a distância, tem para perceber se tem o perfil para participar dessa modalidade ou não. Esse período não é determinado por nenhuma instituição, você é o único responsável por perceber se está no caminho certo.

Cuide para que o trabalho não atrapalhe o seu desempenho durante o curso, da mesma forma que o curso não pode atrapalhar a sua atenção e rendimento no seu trabalho. Para isso, evite realizar as suas tarefas do curso a distância em curto prazo. Procure sempre se adiantar! E quando for estudar, não fique preocupado com o trabalho. Deixe a sua mente livre para se concentrar.

É importante lembrar que, mesmo não sendo fácil no começo, o aluno precisa ter persistência e força de vontade para conseguir concluir o curso com êxito. Ter disciplina para respeitar os horários de estudo e não perder a concentração são fundamentais para um resultado positivo.

Assim que terminar de montar o seu cronograma, coloque-o em um lugar visível, onde você tenha que passar todos os dias. Algumas pessoas optam por colocá-lo na porta da geladeira, do guarda-roupas, etc.

Se você não tem muita intimidade com o computador, pode fazer esse cronograma a mão, mas não pode se esquecer de que os cursos a distância necessitam que você tenha algum conhecimento de informática. Talvez seja aconselhável que você realize um curso básico de informática antes de ingressar nessa modalidade de ensino.

//

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade