PUBLICIDADE

As 10 perguntas mais comuns nas entrevistas de emprego

Como conquistar seu entrevistador; saiba aqui.

14 set 2016 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

Participar de uma entrevista de emprego sempre dá aquele frio na barriga. O que será que o entrevistador vai perguntar na hora? Vou saber responder corretamente todas as perguntas?  Como estar bem preparado para causar uma boa impressão e garantir a vaga?

Infelizmente não existe um modelo único de entrevista, com um roteiro fixo de perguntas e respostas para o candidato decorar. Cada entrevista de emprego é diferente, dependendo da empresa e do cargo. O tipo de pergunta também depende muito do entrevistador, que pode ser alguém do departamento de Recursos Humanos, um recrutador especializado em caçar talentos ou mesmo o gestor responsável por aquela vaga. Existem até entrevistas feitas por futuros colegas e subordinados!

Mesmo com tantas características e formatos diferentes, alguns temas sempre aparecem nos processos seletivos. Saber quais são as perguntas mais comuns de uma entrevista de emprego ajuda a baixar a ansiedade,  deixando o caminho livre para você demonstrar todo o seu talento, experiência e vontade de ocupar aquela vaga.

E atenção: não chegue com respostas automáticas ou clichês do tipo "eu visto a camisa da empresa".  A ideia aqui não é seguir uma receita de bolo, e sim fazer com que você reflita sobre cada uma dessas perguntas com antecedência para organizar melhor suas ideias.

1. Fale sobre você.

É um dos primeiros temas que aparecem na entrevista de emprego. Com esta pergunta, o entrevistador procura avaliar se você tem capacidade de se concentrar, listar suas prioridades, relacionar ideias e se expressar com clareza.

O entrevistador não quer saber a história completa da sua vida, por isso fale um pouco sobre sua formação e concentre-se na experiência profissional. O ideal é que as respostas sejam curtas, de no máximo 1 ou 2 minutos.

2. Quais são seus objetivos?

Esta é uma pergunta muito comum e busca identificar se aquela vaga de emprego está alinhada às expectativas do candidato, ou será usada apenas como trampolim para outra oportunidade.

Antes da entrevista, reflita sobre seus objetivos de curto e médio prazo, e como aquele emprego pode ajudar a atingi-los. Isso demonstra que você é proativo e planeja sua carreira.

3. Quais são seus defeitos/ pontos a melhorar?

O objetivo aqui é identificar se o candidato se conhece e qual é seu grau de maturidade. Evite o clichê de usar uma qualidade como defeito, como por exemplo: "sou perfeccionista".

A recomendação é informar alguma característica real que seja corrigível. Em seguida, fale o que você está fazendo para melhorar aquele ponto. Por exemplo: "minha conversação em inglês não está muito boa, por isso me matriculei em um curso", ou então: "sou um pouco ansioso, comecei a fazer exercício físico e isso tem me ajudado bastante".

4. Quais são as suas maiores qualidades?

Esta é a hora de fazer seu marketing pessoal. Mostre as características que mais se encaixam no perfil de empresa. Conheça bem quais são os seus pontos fortes, relacione com exemplos de situações reaise selecione aqueles mais adequados para a vaga desejada. Não precisa exagerar, para não parecer forçado. Afinal, ninguém é bom em tudo!

5. O que você fez de bom no seu último emprego?

O entrevistador quer saber de que forma você poderá contribuir com a empresa. Relate suas conquistas profissionais e desafios superados. Você pode mencionar sua participação em projetos bem sucedidos, negociações realizadas, um novo processo que trouxe resultados. Procure destacar as conquistas que tenham a ver com a vaga que você está disputando.

6. Qual foi a situação mais difícil que você já enfrentou no trabalho?

Dependendo da sua resposta, a empresa consegue identificar sua maturidade para trabalhar em equipe, capacidade de lidar com pressão ou de reconhecer uma limitação, por exemplo.

Relate algum episódio profissional pelo qual tenha passado e como você enfrentou o desafio. Você pode até falar sobre algum fracasso, desde que conte como se reorganizou e se esforçou para superar aquela situação. O importante aqui é que você encontre um exemplo positivo, um desafio com o qual você aprendeu e evoluiu.

7. Fale sobre algum assunto complexo que você tenha dominado no ano passado.

A empresa quer identificar sua capacidade de aprender coisas novas. Esta pergunta pode ser seguida de mais detalhes. Relate o que você considerou mais complexo, as suas estratégias de aprendizagem, de que forma colocou em prática esse conhecimento e qual foi o resultado.

8. Qual a sua opinião sobre a empresa ou chefe anterior?

Esta pergunta pode ser feita de forma menos direta e busca saber sua postura ética com relação à empresa na qual trabalhou. É importante não falar mal ou fazer reclamações. Enfatize os pontos positivos. Se precisar explicar o motivo que deixou o emprego anterior, especifiquequais são os seus objetivos profissionais e que está em busca de um novo espaço para que possa atingi-los.

9. Qual é a sua pretensão salarial?

Esta é uma das perguntas mais delicadas, pois a escolha do novo emprego leva em conta vários aspectos além do salário, como benefícios, ambiente de trabalho, desafios e perspectivas.

A recomendação é que você adie esta resposta até conhecer melhor a empresa e ouvir uma proposta. Outra opção é pesquisar no mercado a faixa salarial de vagas semelhantes e falar em uma ordem de grandeza, deixando claro que está aberto a negociar e que levará em consideração aspectos não financeiros, como as oportunidades de crescimento.

10. Por que você quer trabalhar aqui/ por que devemos contratar você?

Você precisa ter essa resposta na ponta da língua! Pesquise sobre a história da empresa, seu posicionamento no mercado, as notícias mais recentes. Depois veja quais são as características e qualidades que você tem e que podem ajudar a empresa a atingir seus objetivos. Mostre que você conhece a empresa e que é a pessoa certa para trabalhar ali.

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade