PUBLICIDADE

8 dicas para te ajudar a encontrar a carreira certa

Preparamos algumas dicas que vão ajudar a decidir qual carreira seguir. Confira!

22 set 2016 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas pessoas têm a sorte de saber o que querem ser desde pequenininhas. Logo cedo já sonham em ser médicos, arquitetos, professores, atores...

Antes de escolher uma carreira, é importante saber o que você faz de melhor.
Antes de escolher uma carreira, é importante saber o que você faz de melhor.
Foto: Mundo vestibular

Mas a maioria de nós só começa a pensar na carreira quando somos obrigados a escolher um curso superior. E aí vem aquela chuva de perguntas: "Que área eu vou seguir?", "Gosto de vários cursos, qual escolho?", "Será que é a carreira certa para mim?".

Se você está entre esta maioria, não se desespere! A dúvida é mais comum do que se imagina. Para aliviar essa dor de cabeça, preparamos algumas dicas que vão ajudar a decidir qual carreira seguir. Confira!

1. Conheça as suas habilidades

Antes de escolher uma carreira, é importante saber o que você faz de melhor. Situações do nosso dia a dia dão algumas pistas: Na escola você gosta mais de Geografia ou de Matemática? Prefere desenhar ou escrever? Em trabalhos em grupo, você lidera ou aguarda instruções?

Anote tudo o que você gosta de fazer e, aos poucos, vá tentando relacionar as profissões mais próximas de suas habilidades. Uma boa dica é pedir ajuda de amigos e familiares: pergunte para eles o que acham que você faz bem.

2. Estude as carreiras do seu interesse!

Depois de listar todas as carreiras com as quais você se identifica, faça uma pesquisa. Tente conversar com profissionais que já atuam na área e avalie se o dia a dia da profissão lhe encanta. Entre nas páginas das universidades e confira a grade curricular.

Consulte todos os cursos disponíveis, mesmo aqueles que pareçam improváveis - nessas investigações às vezes a gente descobre afinidades em áreas completamente diferentes daquelas que imaginávamos.

3. Visite empresas e locais de trabalho

Visitar locais de trabalho ajuda a entender melhor como é o dia a dia real da profissão e as possibilidades que ela oferece. Vá em escritórios, campos de obras, estúdios, fábricas, enfim, todo espaço de trabalho relacionado às carreiras pelas quais você se interessa. Você pode fazer isso com um grupo de amigos, ou até mesmo com sua escola!

Em paralelo, você poderá perceber os prós e os contras das carreiras e se elas se encaixam nos seus objetivos.

4. Conheça o mercado de trabalho

Muitos institutos e consultorias fazem projeções sobre as profissões que estarão em alta nos próximos anos. São informações úteis na hora de decidir entre uma carreira e outra. Faça uma pesquisa sobre o mercado de trabalho, quanto ganham os profissionais da área, qual a empregabilidade e em que tipo de instituição você poderá trabalhar.

5. O salário é importante, mas...

Existem profissões que tradicionalmente recebem bons salários no Brasil, como Medicina, Direito e Engenharia. Mas isso não deve ser o único fator a considerar na hora de escolher a carreira.

Há profissionais bem pagos em todas as áreas, seja em Artes Cênicas, Pedagogia, Química ou Enfermagem. Busque uma carreira naquilo que você tem interesse, seja o que for. Um profissional que ama o que faz se destaca com facilidade entre os demais.

6. Esteja aberto a mudanças

Mantenha-se aberto a mudanças. Escolher uma carreira é um passo muito importante na vida. Mas isso não significa que você não possa mudar de uma hora para outra devido a fatores financeiros, familiares, geográficos, mercadológicos... Se mesmo depois refletir e pesquisar você ainda não estiver bem certo da sua decisão, amplie seu leque de busca, procure outras profissões diferentes, explore aquelas pouco conhecidas.

7. Cuidado com velhas armadilhas

Existem pelo menos duas grandes armadilhas que a gente costuma cair quando está para escolher uma carreira.

A primeira é desistir daquilo que se identifica por medo da concorrência nos processos seletivos das universidades. Se você realmente gosta de Direito, por exemplo, não opte por Ciências Sociais por ser um curso menos concorrido. Às vezes essas escolhas produzem profissionais frustrados, que não conseguem evoluir em uma profissão com a qual não se identificam.

A segunda é seguir a carreira sonhada pelos seus pais. Se coincidir de ser uma profissão que você realmente gosta, tudo bem. Mas se não for, você terá que convencê-los da sua escolha e explicar todos os motivos. Importante é buscar a área que você tem interesse verdadeiro.

8. Nenhuma carreira te interessa?

Se mesmo assim você não encontrar nada que gosta, talvez a saída para resolver essa questão seja buscar ajuda profissional. Testes vocacionais ajudam a apontar alguns caminhos. Participar de grupos de Orientação Vocacional ou buscar um psicólogo especializado também é muito útil!

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade