PUBLICIDADE

Confira 8 dicas para conseguir o estagio ideal

Fique por dentro de 8 dicas essenciais para você conseguir um estágio de primeira e brilhar na sua carreira profissional.

29 set 2016 - 11h56
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Procure por informações sobre o processo de admissão de novos estagiários dessas empresas
Procure por informações sobre o processo de admissão de novos estagiários dessas empresas
Foto: Guia da carreira

Já pensou em iniciar sua atividade no mercado de trabalho mais não sabe por onde começar? A equipe do Guia da Carreira Traz para você 8 dicas infalíveis para que você consiga arrumar um estágio que se encaixe no seu perfil de atuação. Acompanhe essas dicas para alcançar um primeiro emprego especial.

Liste as empresas que você gostaria de trabalhar

É isso mesmo, procure empresas que se encaixem na sua área de atuação e também no seu gosto, pois desse modo, você terá maior facilidade na hora de desenvolver as tarefas solicitadas. Aproveite ainda para saber tudo sobe as empresas que você escolheu, como a área de atuação, principais serviços ou produtos oferecidos, entre outras informações relevantes. Isso poderá ser útil em uma posterior entrevista, por exemplo.

Analise quais são as vagas disponíveis para estagiários nas empresas que você selecionou anteriormente

Procure por informações sobre o processo de admissão de novos estagiários dessas empresas. É importante que você saiba quais são as habilidades necessárias para ocupar as vagas que você tem interesse, tais como um curso de idiomas ou informática. Caso você não se enquadre nos pré-requisitos da vaga, procure saber se a empresa oferece treinamento extra para essas habilidades durante o estágio.

Verificar as habilidades que serão desenvolvidas ao longo do estágio

De nada adianta fazer um estágio sem que haja ao menos algum tipo de habilidade que você possa aprender e treinar. Por isso, busque saber quais serão as competências que você poderá conhecer durante esse processo.

Entre em contato com funcionários ou outros estagiários para obter informações relevantes

Por terem contato com a empresa todos os dias, essas pessoas são as melhores para que você possa obter informações relevantes sobre o funcionamento da empresa. Aborde tópicos como carga horária, flexibilidade dos horários em dias de provas, benefícios oferecidos pela empresa, tempo de duração do estágio, entre outras informações relevantes.

Verificar a distância, e toda a logística necessária para ir ao estágio

É necessário saber o quão longe a empresa fica de sua casa e também da sua universidade. Isso é importante para se programar e não passar aperto nos deslocamentos. Verifique também horários de ônibus, lanchonetes e restaurantes nas proximidades, entre outras informações que possam facilitar a sua locomoção.

Procure conciliar o seu estágio com a sua universidade

Não deixe que o estágio atrapalhe os seus estudos. Caso isso ocorra, tente procurar soluções na própria empresa que você trabalha e, persistindo os incômodos, troque estágio para uma empresa que seja mais flexível. Não se esqueça, a prioridade são os estudos.

Busque informações sobre as legislações que vigoram sobre os estágios

Procure saber de todos os seus direitos e deveres. Você pode se informar sobre isto na própria empresa ou em pesquisas na internet, por exemplo, no site da (Centro de Integração Empresa-Escola).

Verifique se a sua universidade valida as horas de estágio com a empresa escolhida.

Toda universidade tem as suas regras específicas para computar as horas de estágio de seus alunos. Por isso, para evitar surpresas, consulte com antecedência as normas da sua universidade para fazer a validação.

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade