PUBLICIDADE

Confira oito cursos para quem gosta de tecnologia

Conheça 8 cursos de graduação para quem tem afinidade com tecnologia e veja se alguma dessas carreiras tem a ver com você!

16 ago 2016 - 11h53
(atualizado às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A área de tecnologia está em alta no mercado de trabalho e não é de hoje. Este setor está bastante aquecido e apresenta carência de profissionais especializados.

Tecnologia
Tecnologia
Foto: Guia da carreira

Diversas pesquisas revelam que este cenário continuará assim por um bom tempo, pois o número de vagas para trabalhar na área de TI supera em muito o número de candidatos qualificados.

Se você gosta de tecnologia e deseja conciliar esta paixão com uma carreira, confira a lista que preparamos com 8 cursos de graduação nesta área. Veja também onde estudar para se destacar neste mercado promissor!

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Hoje em dia praticamente qualquer tipo de empresa depende de sistemas informatizados para executar suas atividades, sejam de venda, controle de estoque, fabricação de produtos ou gestão financeira.

Também está cada vez mais difícil imaginarmos nossa vida sem programas de computador, aplicativos para celular e tablets.

Isto torna o campo de atuação de analistas de sistemas bastante amplo, pois são eles quem constroem sistemas operacionais, software e até jogos eletrônicos.

Quem estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas termina a faculdade apto a se envolver em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas, desde o planejamento até os testes finais.

2. Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação explora bastante a fundamentação teórica por trás da linguagem de programação e proporciona ao aluno uma visão ampla da informática no contexto empresarial. Ou seja, os cientistas da computação estão aptos a desenvolver qualquer tipo de ferramenta de informática, desde os programas mais simples para gerenciar o fluxo de caixa até sistemas complexos de processamento de informações.

Além de planejar e implementar software, este profissional também busca novas formas de utilizar computadores e desenvolve maneiras eficientes de tratar problemas computacionais.

3. Engenharia da Computação

No curso de Engenharia da Computação o aluno aprende a projetar e construir computadores e seus periféricos. Ele cria sistemas que integram a parte física destas máquinas (hardware) com diversos programas computacionais (software).

Um engenheiro da computação pode programar redes de computadores e todos os seus componentes, como PCs, roteadores, impressoras, etc. Também é responsável por produzir novos equipamentos e máquinas que atendam às necessidades do mercado.

4. Engenharia de Controle e Automação

A Engenharia de Controle e Automação atua nas atividades produtivas da indústria.

Um engenheiro de controle e automação entende bastante de mecânica, eletrônica e computação. Desta forma, é capaz de criar sistemas automatizados para os mais diversos tipos de processos dentro de uma empresa, ajudando a evitar desperdícios, enxugando custos e aumentando a capacidade produtiva.

5. Engenharia de Software

A Engenharia de Software está voltada para os aspectos práticos da produção de sistemas de computadores. Ela se ocupa da especificação, desenvolvimento e manutenção de programas, sejam eles para computadores pessoais, dispositivos móveis ou servidores.

Para desenhar e programar um software é necessário dominar diversas técnicas de computação, tais como linguagens de programação, base de dados, ferramentas, padrões, controle de qualidade, entre outros.

6. Jogos Digitais

Se a sua afinidade com tecnologia está relacionada a videogames, o curso de Jogos Digitais pode ser uma boa escolha. O profissional desta área cria jogos para computador, videogame, celulares, tablets, internet, etc.

Ele pode se envolver na criação do roteiro do jogo, na definição das regras, das condições necessárias para avançar nas fases, os cenários, personagens, animações e muito mais.

Além dos games que são elaborados para o público em geral, quem se forma em Jogos Digitais pode desenvolver jogos educacionais, de treinamento ou simuladores de situações reais, como por exemplo: dirigir um caminhão, operar um paciente, pilotar aviões, etc.

7. Sistemas de Informação

O principal objetivo de quem trabalha com Sistemas de Informação é administrar o fluxo de tudo o que circula pela rede de computadores de uma empresa. Este profissional é responsável também por desenvolver os sistemas de armazenamento e de recuperação de todos os dados produzidos.

Ou seja, é ele quem elabora e gerencia um banco de dados seguro e eficiente para que as informações produzidas pela empresa possam ser acessadas de forma fácil e rápida por quem usa aquele sistema.

8. Sistemas para Internet

Quem faz o curso de Sistemas para Internet aprende a planejar, desenvolver e gerenciar diversos programas, aplicativos e interfaces para páginas na web. Por trás de um site existe toda uma estrutura que permite o acesso às informações, como por exemplo: banco de dados, segurança da informação, interface, entre outros.

Além de criar e realizar manutenção em sites, um profissional formado em Sistemas para Internet está apto a administrar blogs, portais, lojas virtuais ou qualquer outro tipo de página. E para manter um bom número de acessos é preciso gerenciar as atividades, analisar o perfil dos usuários, controlar as atualizações e selecionar os anúncios que serão veiculados.

Veja também:

10 cursos para quem gosta de matemática

Gosta de tecnologia e quer fazer um curso relacionado à área? Já sabe qual? Conte para a gente aqui nos comentários.

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade