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10 dicas para conquistar o mercado de trabalho

Conheça algumas características imprescindíveis para o mercado de trabalho que não são ensinadas em sala de aula.

27 nov 2016 - 22h01
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Atualmente ter um diploma em um curso superior já não é mais sinônimo de conseguir um bom emprego, até porque muitas das características mais importantes em um ambiente corporativo não são ensinadas em sala de aula e segundo especialistas, existe uma distância entre o conhecimento técnico e o que é exigido no mercado de trabalho.

As competências às quais os especialistas se referem são como se comunicar bem, avaliação pessoal, montagem e motivação de equipes entre outras
As competências às quais os especialistas se referem são como se comunicar bem, avaliação pessoal, montagem e motivação de equipes entre outras
Foto: Guia da carreira

Características importantes

São várias essas características, 10 delas são consideradas mais importantes e certamente serão um diferencial para a sua carreira. As competências às quais os especialistas se referem são como se comunicar bem, avaliação pessoal, montagem e motivação de equipes entre outras. Confira:

1 - Trabalhar em equipe:  Saber trabalhar em equipe é essencial, afinal na maioria das empresas para atingir um objetivo é necessário contar com a ajuda de colegas de trabalho, trocar conhecimento, experiência e tornar o serviço mais ágil e com o melhor resultado possível. Mas não se engane o trabalho em equipe dentro de uma empresa não se parece em nada com os trabalhos em grupo na sala de aula, na maioria dos casos você não vai escolher com quem vai trabalhar e certamente as habilidades da sua equipe serão muito diversificadas.

2 - Falar em público: Esse é um dos pontos mais fracos, são poucas as faculdades que realmente preparam seus alunos a enfrentar o público e conseguir se sair bem, mas é muito importante que se treine, pois esse é dos requisitos mais básicos de um profissional. E ao contrário do que ocorre no meio acadêmico, os ouvintes deixaram de ser seus amigos e passará a ser os seus chefes.

3 - Negociar: É outro ponto negativo nas faculdades, são raros os casos em que o estudante é preparado a lidar com negociações, saber expor suas ideias, valorizar seu trabalho e negociar valores para compra e venda de algum produto ou serviço.

4 - Gerenciar: É extremamente  importante no mundo corporativo ter uma boa visão da empresa e é de fundamental importância ter a capacidade de planejar, organizar e gerenciar novos projetos, determinar os prazo, metas e fazer com que eles sejam cumpridos.

5 - Liderar: Liderar não é uma tarefa fácil, exige uma série de características e traços de personalidade, e no meio acadêmico existem algumas opções interessantes para adquirir essa competência, como: empresas júnior, centros acadêmicos, diretórios estudantis, entre outros. Cabe então ao aluno que busque essas oportunidades, mesmo que a princípio ela não traga retornos financeiros.

6 - Escrita: Saber outras línguas é importante, mas conhecer a língua nativa é fundamental, independente da carreira. Não é necessário ser um grande escritor, apenas saber escrever corretamente e expor as ideias de maneira clara e concisa. Uma dica é sempre ler.

7 - Multicultural: Conhecer outras línguas e culturas é cada vez mais importante, afinal atualmente é possível encontrar dentro de uma única empresa, o chefe de um país, o gerente de outro e o colega ao lado também. Atualmente há um grande incentivo por parte do governo oferecendo bolsas de estudos para quem deseja fazer um intercâmbio.

8 - Networking: Essa talvez seja uma das poucas características em que a faculdade exerça alguma influência, afinal a cada dia aumentam os números de estudantes e cursos, fazendo com que o aluno possa criar uma rede de contatos interessante.

9 - Interdisciplinar: Não fique fechado apenas à sua função, busque compreender o ambiente e procure aumentar seu conhecimento sobre outras atividades que podem lhe auxiliar futuramente.

10 - Comportamento: Essa característica é muito importante e poucos dão o seu devido valor, apesar das empresas estarem diferentes e mais flexíveis, não significa que o seu comportamento pode ser de qualquer maneira. É importante observar o contexto e aprender sobre como se comportar em uma reunião, qual a roupa mais apropriada, como falar, entre outros.

Guia da carreira
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