PUBLICIDADE

10 cursos para quem gosta de viajar

Gosta de viajar? Conheça 10 cursos de graduação ideais para quem adora conhecer novos lugares!

27 nov 2016 - 22h01
Compartilhar
Exibir comentários

Escolher uma profissão não é tarefa tão simples e pode gerar muitas dúvidas. Você já deve ter ouvido por aí que é importante trabalharmos com algo que gostamos. Isto de fato aumenta as chances de termos satisfação pessoal e sucesso na carreira escolhida. Mas, e quando o que gostamos mesmo de fazer é viajar?

O mundo pode ser seu escritório com estas profissões
O mundo pode ser seu escritório com estas profissões
Foto: Guia da carreira

Há quem aproveite as férias para conhecer novos lugares e, quando retorna ao trabalho, já começa a planejar o próximo destino. Para outras pessoas, o desejo de viajar pelo mundo é tão grande que a rotina de trabalhar todos os dias no mesmo lugar parece insuportável!

A boa notícia é que existem algumas carreiras em que é possível viajar e realizar as atividades profissionais ao mesmo tempo.

Se você deseja conhecer novos lugares enquanto trabalha, confira esta lista que preparamos com 10 cursos para quem gosta de viajar!

1. Arqueologia

O arqueólogo analisa os vestígios deixados por civilizações antigas em uma determinada região e elabora hipóteses sobre como aquele território foi ocupado no passado e como aquela sociedade se organizava na época.

Quem se forma no curso de Arqueologia e opta por trabalhar na área de exploração precisa viajar para os locais onde são encontrados esses vestígios. O arqueólogo trabalha em escavações, recolhendo amostras, registrando e analisando cada objeto.

Além disso, faz parte do seu trabalho viajar para participar de seminários e feiras para ver o resultado das expedições de outros profissionais da área.

2. Comércio Exterior

O curso de Comércio Exterior prepara o aluno para trabalhar com compra e venda de produtos ou serviços entre empresas de países diferentes. Quem se forma neste curso entende sobre o mercado nacional e internacional, além de dominar a legislação, técnicas e métodos de operações de importação e exportação.

Mesmo com toda a tecnologia de comunicação existente, fechar negócios com outros países envolve muitas vezes visitar as empresas e conversar pessoalmente com fornecedores e clientes.

3. Eventos

Este curso superior tecnológico forma profissionais capazes de organizar eventos de todos os tipos: esportivos, culturais, artísticos, corporativos, científicos, etc. Estes profissionais gerenciam a equipe de colaboradores e cuidam para que tudo ocorra conforme o planejado.

Dependendo da empresa, quem trabalha nesta área precisa viajar para organizar eventos em diversas cidades do País e do mundo.

4. Fotografia

Quem faz um curso de graduação em Fotografia se dedica tanto a estudos teóricos sobre estética e arte, como a estudos sobre as técnicas específicas da fotografia digital e analógica. Conhecer bem sobre os tipos de equipamentos e técnicas de iluminação, por exemplo, faz parte da rotina do curso.

Dependendo do caminho de carreira que um fotógrafo escolher, ele poderá ter que viajar bastante. É o caso, por exemplo, dos profissionais que acompanham eventos esportivos, que fazem a cobertura de notícias ou que registram a vida selvagem.

5. Geologia

A Geologia estuda a estrutura, composição, formação e evolução da crosta terrestre. Quem faz esta graduação aprende sobre elementos como rochas, montanhas, fundo dos oceanos e investiga os efeitos de erosões, terremotos, etc.

Os geólogos que optam por desempenhar atividades de campo costumam viajar muito e trabalhar ao ar livre. Eles realizam estudos principalmente em lugares remotos e rurais.

6. Jornalismo

O principal objetivo do curso de Jornalismo é formar profissionais capazes de transmitir informações relevantes para a sociedade através dos diversos meios de comunicação. Para isto, quem escolhe fazer esta faculdade aprende sobre todos os processos que envolvem a elaboração de uma notícia, desde a apuração dos fatos até a edição final do texto ou vídeo.

Esta é uma carreira que permite ao profissional viajar bastante, seja para cidades próximas em busca de notícias para a imprensa local, ou para outros países, podendo atuar como correspondente internacional. Jornalistas esportivos também costumam viajar bastante acompanhando as competições ao redor do País e do mundo.

7. Letras/ Tradução

O curso de Letras tem diversas habilitações. Ele pode ser voltado apenas para a Língua Portuguesa e Literatura ou para o estudo de idiomas estrangeiros. Neste caso, o profissional formado em Letras pode trabalhar como tradutor, transpondo textos, documentos, livros ou publicações de um idioma para o outro.

O tradutor que atua como intérprete traduz oralmente palestras, discursos, reuniões, conversas, etc. Neste caso, é muito comum que os intérpretes tenham que acompanhar empresários, governantes ou mesmo equipes esportivas em eventos internacionais.

Além disso, a prática da tradução de textos permite que o profissional atue de forma remota, o que possibilita trabalhar de qualquer lugar.

8. Pilotagem Profissional de Aeronaves

O tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves é um curso que forma pilotos para a aviação civil. Além do diploma, o futuro profissional precisa adquirir algumas licenças junto aos órgãos regulamentadores (como a ANAC), conforme o tipo de aeronave e a categoria desejada (voos comerciais, domésticos, internacionais, etc.). Pela própria natureza da profissão, os pilotos ficam pouco tempo em um mesmo lugar. Eles estão sempre voando para cidades diferentes todas as semanas.

9. Relações Internacionais

Quem escolhe o curso de Relações Internacionais estuda o relacionamento entre povos, empresas e governos de países diferentes no que diz respeito à cultura, política, economia, sociedade e comércio. É um profissional que atua em negociações entre nações e, geralmente, viaja para outros países a fim de representar uma empresa, cidade ou mesmo o próprio país (que é o caso dos diplomatas).

10.Turismo

Quem se forma no curso de Turismo pode desempenhar diversas atividades relacionadas a viagens. Em algumas delas o profissional fica responsável por elaborar roteiros e coordenar equipes. Em outras, precisa viajar para conhecer os lugares, promover eventos de lazer ou mesmo coordenar a exploração turística de determinada região.

Onde estudar

Seja qual for o curso que você pretende fazer, é importante escolher uma faculdade de boa qualidade e que seja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos de graduação para quem gosta de viajar:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade