PUBLICIDADE

Vendas diretas podem ser a saída para quem quer fugir da crise

O novo modelo de negócios é uma opção de renda extra e para os desempregados

27 jun 2016 - 13h37
Compartilhar
Exibir comentários

Com o corte de investimentos e o aumento no índice de desemprego em diversos setores da economia brasileira nos últimos meses, o brasileiro tem buscado alternativas para manter seu rendimento. A que tem feito sucesso é a venda de porta a porta ou vendas diretas, um modelo de negócios tradicionalmente realizado por mulheres, mas que tem sido a saída para muitos homens.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), atualmente no Brasil esse mercado conta com mais de 4,5 milhões de pessoas, gera cerca de 8 mil empregos diretos e atingiu, em 2013, US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. O país ocupa a quarta posição no ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.

A boa fase das vendas diretas tem atraído empresas a investir nesse segmento. A Ecotrend South América é um exemplo. Nasceu em 2014 no Brasil, como um braço da fábrica matriz norte-americana e atua no sistema de empreendedorismo, com consultores independentes que trabalham de maneira autônoma. Com produtos para carros (cristalização ecológica) e beleza (cosmético facial), a empresa vem crescendo a passos largos apesar do atual cenário econômico. É única empresa no país que trabalha no sistema de vendas diretas para homens.

Com investimento inicial de 2 milhões de reais, a Ecotrend fechou o primeiro ano em maio de 2015 com um faturamento de cerca de 2 milhões de reais. Para o segundo ano, o investimento dobrou (4 milhões de reais) e a expectativa de faturamento é de 10 milhões de reais, ou seja, um aumento de 500%. Atualmente, a Ecotrend é filiada à ABEVD (Associação Brasileira de Vendas Diretas), já conta com quase cinco mil consultores (85% são homens) e está presente em todos os Estados Brasileiros, além de 14 lojas físicas em operação no sistema de franquia no país. Para 2016 prevê lançar novos produtos no mercado na linha de bem-estar e carros.

O empresário e especialista em treinamento de vendas diretas, Yoshiaki Shinagawa, credita tal crescimento ao atual cenário econômico e do novo leque de produtos vendidos de porta a porta. "Muitos homens estão tirando proveito desse modelo de negócio e driblando a crise econômica, já que se torna uma nova oportunidade de trabalho aos que estão desempregados ou uma renda extra para as famílias. Os ganhos médios mensais podem variar de 3 mil a 40 mil reais", explica Shinagawa.

O especialista reforça que o profissional de vendas diretas pode começar a trabalhar por conta própria sem a necessidade de fazer investimento alto e pode ainda começar a atuar em tempo parcial, dividindo seu dia com outro negócio. "Grande parte dos consultores que trabalham com vendas diretas não possui um vínculo empregatício, mas isto não impede a opção de se formalizar para garantir todos os benefícios que o trabalhador com carteira assinada tem. O vendedor porta a porta se encaixa na definição do Micro Empreendedor Individual (MEI) e pode se formalizar para ter direito a aposentadoria, seguro desemprego, entre outros benefícios", completa.

ECOTREND

A Ecotrend South América nasceu em 2014 como um braço da matriz norte-americana. Logo obteve a certificação da ANVISA e todos os registros necessários e obrigatórios para importação oficial de produtos do segmento de limpeza e cristalização de automóveis. A empresa atua no sistema de empreendedorismo, com consultores independentes que iniciam sua loja de serviços de maneira autônoma, podendo se tornar proprietário de uma unidade de franquia da marca. É única empresa que trabalha no sistema de marketing multinível para homens.

Site: www.ecotrend.com.br

Divulgação: Rojas Comunicação

(11) 3675-4940 / 3873-6261

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade