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Veja fatores que interferem na decisão de compra de medicamento dos consumidores

Entrevistados afirmam analisar preços, mas pesquisa presencial aponta que 81% não possui esse costume

23 jun 2016 - 16h16
(atualizado às 16h30)
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Qual o comportamento do consumidor na hora de comprar medicamento? A pesquisa Comportamento do consumidor na hora de escolher farmácias, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), no primeiro semestre de 2016, mostra que grande parte dos consumidores afirma se preocupar com pesquisa de preços.

Segundo dados, 57% dos entrevistados fazem rotineiramente pesquisa de preço de medicamentos e outros produtos farmacêuticos antes de comprar, um crescimento considerável em comparação com números de pesquisa similar feita em 2010, na qual apenas 11% tinham essa preocupação. Esses levantamentos foram realizados com 1.287 consumidores de 28 cidades brasileiras.

Contudo, ao confrontar os dados com uma segunda pesquisa realizada in loco, os resultados foram bastante distintos. Quando perguntados se pesquisaram em outras farmácias o preço do que acabaram de comprar, 81% afirmaram que não. Nesse caso, foram realizadas 321 entrevistas presenciais no lado de fora das farmácias, com consumidores que haviam acabado de realizar a aquisição.

Segundo o presidente da Febrafar Edison Tamascia, em um comparativo entre as respostas se observa que há um alerta da população em relação à importância de pesquisas de preços, mas essa prática ainda não é efetiva.

"A importância do preço na hora da compra em uma farmácia já era sabida, contudo, não são realizadas frequentemente as pesquisas, assim, entende-se que outros fatores como cartões de fidelização, localização e atendimento ainda são imprescindíveis na hora da decisão de compra", explica Tamascia.

Essa ideia é afirmada pela mesma pesquisa, que elencou quais os principais critérios considerados na hora da escolha do local da compra de medicamentos, mostrando que 94% analisa preços, 84% localização, 80% atendimento, 49% estacionamento, 32% meios de pagamento, 21% aceitação de PBM (programa de desconto) e 11 % entrega de produto em casa.

Sobre as pesquisas

A primeira pesquisa foi solicitada pela Febrafar em 2010, com o objetivo de conhecer os critérios que o consumidor considerava para escolher a farmácia na qual realizaria suas compras. Agora, em 2016, a Febrafar encomendou nova pesquisa para atualizar essa informação e saber se houve mudança no comportamento do consumidor nesses últimos anos.

Sobre a Febrafar

Fundada em fevereiro de 2000, a Febrafar - Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias - é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que reúne 49 redes de farmácias independentes em 23 estados mais o Distrito Federal.

A Febrafar (www.febrafar.com.br) tem como missão promover a integração e o fortalecimento das redes associadas em todo território nacional, visando o desenvolvimento socioeconômico e a representatividade política de suas afiliadas. Atualmente, são mais de 8.900 lojas integradas às redes associadas à Febrafar, que atendem clientes em mais de 2.300 municípios.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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