PUBLICIDADE

Veja como terapias alternativas estão sendo utilizadas para conter a ansiedade na cadeira dos dentistas que trabalham com Odontologia Humanizada

29 nov 2016 - 10h55
Compartilhar
Exibir comentários

A Odontologia Humanizada é um conceito dentro da Odontologia e consiste em olhar o paciente como um todo de forma personalizada, desde a recepção até dentro do consultório, não apenas cuidando da saúde bucal, mas utilizando terapias alternativas como cromoterapia, aromaterapia, massoterapia, florais entre outras. Idealizado pela Dra. Priscila Ferreira há 11 anos, ela vem seguindo e aperfeiçoando essas premissas no dia a dia de sua clínica particular, aplicando a Humanização em diversos tipos de tratamentos com diferentes dificuldades em pacientes de todas as idades.

Foto: DINO

Segundo ela quando entrou na Faculdade de Odontologia sonhava em se especializar em Odontopediatria, porém, logo nos primeiros anos de formada se deparou com o fato desta especialidade estar sendo negligenciada perto da sua real importância. Dra. Priscila fez alguns cursos de atualização na área, mas não concordava com os métodos de contenção utilizados para manter as crianças imóveis e das técnicas intimidantes que colocavam medo até em adultos. Com o trabalho em clínica ganhou experiência e observou pessoas profundamente traumatizadas com a cadeira do dentista.

Um exemplo de aplicação da Odontologia Humanizada foi o caso do garoto Júlio Andrade Oliveira, de 3 anos. Segundo a doutora ele acompanhava a mãe, Marinalva Andrade Oliveira, nas consultas e desde já apresentava uma expressão de pavor ao vê-la sendo chamada para entrar no consultório. "O dia em que surgiu a necessidade de Júlio passar em consulta comprovei que se tratava de um caso especial. Ele esperneava apavorado e ninguém conseguia convencê-lo a, pelo menos, dar uma pequena olhadinha", explicou ela.

Mas não era apenas isso, Marinalva contou que Julio agia da mesma forma diariamente na hora de fazer sua higiene bucal, o que resultou em uma cárie no dente anterior e que precisava ser tratada com urgência. O método foi explicado para após uma longa conversa e foi sugerida a administração de um Floral. A mãe concordou imediatamente e foi indicada uma combinação de florais receitada pela Terapeuta naturopata Edilaine Gomes Sellan, que é um dos parceiros da Dra. Priscila dentro da Humanização.

"O resultado foi surpreendente. O tratamento alternativo sugerido pela doutora, além de ajudar na realização do tratamento dentário de forma bem tranquila, Júlio também passou por uma consulta médica sem choro, não fez birra no mercado e agora está indo à escolinha sem reclamar", relatou Marinalva.

A história deste garoto é apenas uma entre tantos outros casos de sucesso constatados dentro da clínica da Dra. Priscila, chamada "Odontologia Especial", entre tantas outras relatadas por dentistas parceiros do conceito Humanização na Odontologia.

O profissional humanizado

O profissional Humanizado tem um diferencial muito importante em relação a outros profissionais da área. Ele cuida da saúde física e mental, na mesma proporção em que se atualiza em suas técnicas odontológicas. Ele vai a fundo na raiz do problema com uma anamnese bem detalhada que beneficia o indivíduo como um todo, podendo dessa forma conduzir o tratamento de uma forma muito mais assertiva.

Atualmente a Humanização está sendo implantada em diversos setores da saúde e hospitais renomados como no Albert Einstein em São Paulo que já trabalha com esse conceito. No caso da Odontologia está surgindo de forma tímida e ainda não oficial pela maioria dos profissionais. Com intenção de ampliar e até mesmo ajudar profissionais a Dra. Priscila criou um curso online chamado "Odontologia Humanizada" que prepara o profissional para atender sob esse conceito e ainda dá o suporte necessário no período do curso com todos os profissionais envolvidos trocando experiências e motivando-se entre si.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade