PUBLICIDADE

DINO

Turistas em Bombinhas poderão usar portal digital e aplicativo construído de forma colaborativa

31 ago 2016 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

Bombinhas é o menor município de Santa Catarina, mas que recebe uma enorme quantidade de turistas entre os meses de dezembro a março todos os anos. É procurada por sua natureza exuberante, paisagens, preservação ambiental e cultura. Famosa por suas lindas praias, a cidade busca outros públicos e investe no segmento de ecoturismo, além disso, as áreas protegidas ambientalmente propiciam o desenvolvimento de atrações em contato com a natureza.

Foto: DINO

Hoje o município se destaca com a prática do ecoturismo e oferece muitas opções de parques e passeios para todos os tipos de públicos. Em busca de ações frequentes para incrementar o ramo turístico na cidade, um grupo local de amigos engajados com o turismo de Bombinhas uniu seus conhecimentos, a velocidade da tecnologia e a informação, e desenvolveram o projeto do site e aplicativo Bombinhas.travel. Uma ferramenta construída de forma colaborativa sendo que moradores e turistas podem avaliar e comentar a respeito de cada local, tour, restaurante, pousada, experiência, eventos, entre outros.

No próximo dia 12 de setembro será lançada uma nova ferramenta de busca para os turistas que visitam Bombinhas-SC. O site e aplicativo Bombinhas.travel tem como objetivo promover a interação e colaboração entre os turistas de primeira viagem, os turistas que já conhecem a cidade e a comunidade local, de forma a compartilharem suas experiências e buscarem informações inéditas.

A iniciativa partiu de empresários, universitários e funcionários públicos que aliaram suas ideias à tecnologia para promover o segmento turístico de Bombinhas. Segundo Antonio Carlos Lopes, idealizador do aplicativo e proprietário de uma agência de turismo, "Nos incomodava conversar com turistas que estavam no último dia de férias e descobrir que eles não haviam visitado atrações interessantes, algumas gratuitas inclusive. Apenas por falta de conhecimento".

Até seu lançamento oficial, a plataforma será alimentada exclusivamente por moradores do município, sendo que após o lançamento nas redes sociais, visitantes e turistas que se cadastrarem poderão colaborar com suas experiências e informações sobre a cidade e seus atrativos. Para Sabrina Erinete de Souza, Secretária de Turismo de Bombinhas, "o propósito deste projeto facilitará a forma de trabalhar melhor os aspectos turísticos da nossa cidade, visto que o viajante ou turista está sempre conectado durante e depois da sua experiência turística, conhecendo e compartilhando suas experiências através de dispositivos tecnológicos."

Pelo fato de Bombinhas ter inúmeros atrativos naturais e muitos ainda não serem conhecidos, a iniciativa busca facilitar informações sobre experiências únicas, principalmente as que apenas alguns moradores e turistas mais assíduos conhecem como onde assistir um pôr do sol inesquecível ou onde comprar peixes frescos.

A ampla adoção das tecnologias para informação pelo turismo está transformando o cenário neste ramo. A presença constante da internet e das mídias digitais no cotidiano e as ferramentas de interação que dispõem, levam as pessoas à buscarem cada vez mais informações. No ramo do turismo as empresas vêm, através da internet, aumentando suas vendas, diminuindo as distâncias com seus clientes e consequentemente, melhorando seus serviços.

Milhares de pessoas se conectam diretamente pela internet com ganho de tempo e credibilidade, servindo como um instrumento de facilitação da informação e oferecendo maneiras que facilitam a escolha de roteiros turísticos, compra de passagens, hotéis, ingressos, entre outros serviços. Além de que a tendência crescente do turismo em incorporar as novas tecnologias para promover os destinos, facilita a experiência dos turistas. Diante das características dos consumidores, pode-se ressaltar a necessidade dos turistas de ter acesso a informações precisas, confiáveis e relevantes, para que possam fazer uma escolha apropriada e que corresponda às suas expectativas.

O Brasil é destaque nas principais mídias sociais que envolvem turistas pela internet, seja pela beleza de suas praias, pela gastronomia, natureza e cultura. A cidade de Bombinhas-SC não fica fora deste contexto, sendo um destino turístico muito procurado, e quando se trata de ecoturismo é a cidade que os turistas mais buscam para visitar em Santa Catarina.

É cada vez maior o número de turistas que usam a internet para pesquisar, reservar e pagar por sua hospedagem quando planejam viajar. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos, no ano de 2015, 89% dos brasileiros pesquisam online antes de visitar um lugar. Existem inúmeros sites com informações comerciais sobre hospedagem de qualidade, mas a maioria contém poucas fontes para quem quer saber mais sobre o destino. O Bombinhas.travel é destinado para aqueles que querem "mergulhar de cabeça" no Destino Bombinhas.

No endereço bombinhas.travel, os internautas poderão encontrar informações sobre a cidade e seus atrativos, gastronomia, acomodações, eventos, serviços de utilidade pública, emergências, clima, entre outros. Além disso, a página é um canal exclusivo de comunicação digital desenvolvida para a divulgação da cidade de uma forma diferente, não só apenas com conteúdos produzidos pelos editores da página, mas também com a ajuda da comunidade local e dos turistas.

A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de ajudar o turista a suprir as suas necessidades e preocupações quando visita a cidade e também para os que já visitaram ou que moram na cidade contarem suas próprias experiências através de textos inéditos. As opções de passeios, tours, acomodações, eventos, gastronomia, mirantes, atrativos serão autênticas, ou seja, aquele que quiser colaborar terá somente que se inscrever e aí contar sua experiência e indicar seus lugares preferidos na cidade.

A essência colaborativa do site permitirá um novo perfil de trabalho em prol das atrações turísticas do município. A partir das experiências relatadas todos terão à disposição dicas, sugestões e imagens para indicar aos visitantes. Com a utilização, o turista poderá encontrar facilmente informações essenciais para realizar uma viagem inesquecível.

Mesmo que você não planeje viajar para Bombinhas nas próximas férias vale a pena conferir as imagens, dicas e informações do aplicativo. Visite: http://bombinhas.travel

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade