PUBLICIDADE

Tem uma loja de autopeças? Saiba como fazer a organização do estoque

19 abr 2017 - 16h59
Compartilhar
Exibir comentários

Encontrar a peça correta na hora certa é o ideal de todo responsável por empresas de autopeças. Em meio a grandes estoques com variedades imensas de peças, encontrar o que precisa de maneira prática é um ideal, mas não deve ser a única preocupação. Além do fácil acesso, os itens precisam estar armazenados adequadamente, evitando danos e prejuízos. Está com dificuldades de organizar e gerir o estoque? Separamos algumas dicas que irão facilitar o manuseio, transportes, armazenamento e evitar danos aos produtos do estoque. Confira as principais recomendações de armazenagem.

Foto: DINO

Organização do estoque

Ter um espaço adequado para o estoque é a primeira coisa a se pensar. Porém mesmo grandes depósitos podem não acomodar todos os produtos, devido a desorganização ou sistemas ineficientes. É necessário otimizar o ambiente, adequar o espaço entre as prateleiras, armários e corredores de circulação é fundamental já que todos os equipamentos precisam estar em local de fácil acesso. Além de que a circulação, limpeza e manutenção também devem ser práticas.

Identificar cada corredor e prateleira é indicado para facilitar a organização do estoque e a busca pelos objetos.

Organizar e identificar peças por tipo e tamanho

Peças de tipos e tamanhos misturados, além da bagunça, pode acabar danificando-as. As prateleiras devem ser separadas pelo tamanho e tipo, separe um espaço para armazenar peças pequenas, prateleiras para armazenar peças médias e um local para agrupar peças grandes. Uma boa opção para alocação de pequenas peças são os gaveteiros , com múltiplas divisórias é simples separar os itens e identificá-los com etiquetas. A Magus oferece opções de gaveteiros personalizados, assim podem ser colocados nos mais diversos espaços, facilitando a adequação deste móvel ao estoque.

Posicionamento estratégico das peças

A estocagem precisa ser feita de acordo com a demanda. As peças de maior giro devem estar em áreas mais acessíveis e de fácil visualização. Peças com menor saída podem ficar nas áreas superiores das prateleiras. Outro posicionamento estratégico é separar os produtos por montadoras (Fiat, GM, etc.).

Controle posições vazias e peças obsoletas

Gerenciar os espaços vazios precisa ser uma tarefa constante. Áreas vazias, são áreas perdidas. Aproveite-as para alocar produtos novos. A alocação de peças obsoletas também deve ser bem pensada, de nada adianta ocupar um espaço precioso com material inutilizado. Reserve um espaço adequado somente para estes produtos e libere o espaço.

Cuidado no armazenamento e fique atento aos prazos de validade

Seu estoque deve ser protegido do sol e umidade. Peças de borracha, guarnições, plásticos, adesivos, etc. não devem ser expostos a raios solares, por exemplo. Peças eletrônicas não podem ficar expostas a umidade, etc.

Poucos se atentam, mas peças automotivas também tem prazo de validade e garantia. Fique atento aos prazos para evitar a perda dos produtos.

Realize inventários periodicamente

Ter tudo organizado ajuda muito, mas é preciso ter controle sobre quais e quantos produtos estão armazenados no seu estoque. Realize inventários periódicos e garanta melhores resultados na gestão do estoque.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade