1 evento ao vivo

Tecnologias inteligentes motivam a prática de esportes

Cresce o uso das smartbands, os novos dispositivos inteligentes que auxiliam atletas amadores e profissionais na hora do treino.

21 mar 2017
18h03
  • separator
  • comentários

Em geral, quem pratica uma atividade física está sempre buscando melhorar o desempenho. Não interessa se o exercício escolhido é a corrida, o ciclismo, a natação ou qualquer outro: é natural do ser humano buscar sempre o máximo e se desafiar para superar limites, além de ser muito gratificante e motivador.

Foto: DINO

E para quem realmente está disposto a desafiar limites e alcançar uma performance maior - sendo iniciante ou experiente, amador ou profissional - surgem cada vez mais novidades tecnológicas voltadas a gerar mais informação para o atleta. Com isso, é possível avaliar e planejar melhor os treinos, buscando sempre melhorar no esporte que pratica.

TECNOLOGIAS INTELIGENTES E OS TREINOS
Mas, o que são e como essas novidades tecnológicas podem ajudar o esportista a ter um desempenho cada vez melhor?

As chamadas tecnologias inteligentes, ou "smart techs" em inglês, integram um dispositivo (como uma pulseira) com um aplicativo de celular para transmitir informações e facilitar a análise de desempenho. Com mais dados, fica mais fácil saber o que e como pode melhorar no treino, por exemplo.

Entre os itens mais procurados por atletas amadores e profissionais estão os relógios e as pulseiras inteligentes. As smartbands combinam a leveza de um acessório que não pesa na hora de correr e malhar - ou praticar qualquer exercício - com a praticidade de observar os dados de treino direto no visor e ainda com sincronização no app de um smartphone para gerar relatórios posteriormente.

"A smartband é perfeita para todo tipo de atleta, por ser confortável e de fácil manuseio. A pulseira nos oferece todos os dados que precisamos durante a atividade física sem ter que pegar no celular durante o treino. Então podemos ouvir aquela música empolgante do nosso celular, acompanhar como está a nossa performance e seguir exatamente nosso treino em tempo real. Perfeito para saber como estamos no dia a dia, além de nos ajudar na organização no nosso trabalho, com agenda e verificação de mensagens sem ter que pegar no celular em um network importante", comenta Débora Camargo Schwinsky, Líder Smart Fit e personal trainer em São Paulo (SP).

Entre as informações que podem ser geradas pelas pulseiras estão alguns números importantes para quem avalia a performance da atividade: distância percorrida, velocidade média, passos caminhados, calorias perdidas… tudo isso pode ser usado para definir o ritmo da atividade em tempo real através do visor, ou para entender como foi a frequência do treino depois pelo aplicativo do celular.

E não importa o nível de prática, as tecnologias inteligentes estão para ajudar, incrementar e motivar esportistas de todos os tipos: "os benefícios podem ser colhidos tanto por quem apenas caminha pela manhã ou tarde para desestressar, bem como pelo maratonista mais experiente que treina pesado para uma prova", aponta a personal trainer Ana Paula Gavleta, de Curitiba (PR).

AJUDANDO ATLETAS DE TODOS OS NÍVEIS
As smart techs podem ser usadas por qualquer pessoa, atletas amadores ou profissionais, iniciantes ou experientes. Débora relata que: "em dois meses de uso da smartband, vi a importância da mesma para todas as pessoas independentemente de idade e nível de aptidão física, pois o app ajuda a verificar o progresso e motiva, a cada dia, a superar expectativas e objetivos".

Para quem está começando, a principal vantagem provavelmente fica na parte da motivação. Muita gente se anima a começar na prática de exercícios físicos, geralmente para melhorar a saúde e qualidade de vida, mas rapidamente desiste por não ver resultados em pouco tempo, além da falta de tempo ou organização, que também são fatores que levam ao abandono das atividades.

"Sair do sedentarismo é sempre um desafio. Muitas pessoas vão às academias ou correr em parques duas ou três vezes por semana e, no tempo restante, ficam sentadas em escritórios ou dirigindo. Assim, tecnologias como a smartband motivam o praticante a se movimentar ainda mais em atividades do cotidiano, como subir escadas para aumentar o número de passos diários, por exemplo", aponta Ana Paula, que orienta esportistas iniciantes.

Com a possibilidade de receber dados em tempo real em relação a calorias perdidas, distâncias percorridas e trajeto, o esportista iniciante ganha incentivo ao ver os resultados mais facilmente. Ele passa a saber que está correndo em velocidade média maior, ou percorrendo distâncias mais longas e perdendo mais calorias, por exemplo, e a melhora dia após dia no seu desempenho é a maior motivação pessoal para seguir.

Já para aqueles atletas mais avançados, mesmo que não sejam profissionais, é possível se beneficiar através dos mesmos aspectos, mas de maneiras um pouco diferentes. A possibilidade de tornar o planejamento de treinos mais embasado pode ser o diferencial para alcançar aquele objetivo que antes parecia tão difícil - como correr uma maratona, por exemplo.

"Normalmente uma avaliação física é feita a cada 3 meses, onde o nosso corpo se adapta ao novo estímulo que lhe foi dado. As metas de corridas seguem esse padrão, fazendo uma reavaliação com dados coletados pela smartband podemos corrigir o percurso que estamos seguindo para atingir o melhor resultado", afirma Débora, que orienta vários esportistas a melhorar suas performances.

Não há dúvidas que as tecnologias inteligentes se tornaram grandes aliadas de qualquer um que pratique atividades físicas e queira atingir degraus mais altos no esporte. As possibilidades trazidas por dispositivos como as smartbands tornaram os objetivos dos treinos mensuráveis e mais fáceis de serem alcançados.

Sempre com a ajuda de um personal trainer ou coach esportista, somado aos benefícios de uma smartband, qualquer pessoa pode atingir suas metas, seja perder peso, manter a saúde ou correr mais e mais.

SMARTBAND TCD1 - OnMe
A OnMe é uma empresa brasileira que lançou no mercado a SmartBand TCD1. Como promoção de lançamento, está dando 32% de desconto e frete grátis para quem utilizar o cupom MINHASMART na aquisição da pulseira inteligente.

Para mais informações e compra, acesse: www.onme.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade