PUBLICIDADE

DINO

Tecnologia a serviço da educação - tirando o melhor proveito

Nas escolas, muitos professores e diretores têm se preocupado com o constante uso da tecnologia por parte dos seus alunos.

9 fev 2017 - 12h42
Compartilhar
Exibir comentários

Nas escolas, muitos professores e diretores têm se preocupado com o constante uso da tecnologia por parte dos seus alunos, que insistem em permanecer conectados aos seus smartphones mesmo durante as aulas.

Foto: DINO

No entanto, ao invés de tentar combater os aparatos tecnológicos, a medida mais inteligente é colocá-los a serviço da educação, desde os níveis infantis até pós-graduação.

A tecnologia já tem sido utilizada para aprimorar os processos educativos de diferentes formas, por exemplo:

1. Compartilhamento de conhecimento

Sob orientação dos professores, os alunos podem utilizar os seus celulares, tablets e laptops para fazer pesquisas durante a aula, relacionadas à disciplina.

Com isso, podem buscar, em tempo real, informações diferentes das que constam nos livros didáticos e esclarecer dúvidas.

É uma oportunidade de abrir o diálogo e também de o professor dar dicas de como selecionar boas fontes para pesquisar na web.

Nesse aspecto, clareza de objetivos é fundamental. Uma atividade como essa precisa ser muito bem orientada para que cumpra seu papel.

2. Simulação de fenômenos

Graças à internet, o professor pode mostrar aos seus alunos como funciona o ciclo da água, a divisão celular, a formação de um tornado e tantos outros fenômenos que são abordados.

Quando o estudante consegue visualizar, está ativando mais uma área do cérebro, o que facilita muito o entendimento.

Além disso, mostrar vídeos e simulações como essas faz com que a aula fique muito mais atrativa.

Se o professor está disputando a atenção com os celulares da turma, deve estar pronto para isso.

3. Mundo real

Outra aplicação da tecnologia a serviço da educação é a possibilidade de fazer conexões entre a teoria e como ela se aplica no mundo real, mostrando notícias registradas em qualquer parte do mundo.

É uma forma de demonstrar que os conteúdos que estão sendo trabalhados têm uma razão de ser, ou seja, fazem sentido e realmente precisam ser estudados.

4. Sistemas de gestão

Existem sistemas de gestão específicos para escolas e universidades, que facilitam a administração dos muitos setores que compõem esse tipo de instituição.

O Portal Dominus, da Amber Sistemas, é um exemplo, que além de oferecer um recurso de gerenciamento para que a direção acompanhe mais de perto o rendimento de professores e alunos, também conta com uma plataforma para os estudantes acompanharem as parciais dos boletins, realizarem atividades, participarem de fóruns de discussão e muito mais.

O mesmo portal também tem um serviço para que os pais ou responsáveis acompanhem as notas e faltas e para que os professores mantenham todas essas informações atualizadas. É um sistema que integra professores, diretores, alunos e familiares.

5. Jogos

Os games educativos são outra prova de o quanto a tecnologia pode contribuir com a educação.

Por meio deles, os alunos aprendem de uma forma mais divertida, e vivenciam situações, experimentam-nas.

Um adendo: para que os estudantes se beneficiem de tudo que a tecnologia pode lhes oferecer, é fundamental que os professores sejam capacitados para isso.

Portanto, o primeiro passo das instituições de ensino é investir na preparação dos profissionais para o uso pedagógico dos recursos tecnológicos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade