PUBLICIDADE

Técnico da Seleção Brasileira busca novos talentos para a Ginástica

24 out 2016 - 12h33
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio de Janeiro tem se destacado no cenário nacional e internacional. Ramiro Lima, diretor do CER - Centro Esportivo Ramiro e um dos Técnicos da Seleção Brasileira de Ginástica Aeróbica conquistou vários títulos como atleta e também como técnico. No juvenil feminino, a campeã brasileira, sul americana e pan americana é a carioca Isabela Monteiro. Luiza Conte, 10 anos, garantiu nesse ano, pela primeira vez para o Brasil, a medalha de ouro do International Aerobic Championship em Las Vegas em sua categoria, o infantil. Ela é também a atual campeã pan americana e brasileira. Manoella Aparecida, 11 anos, também do CER, é a medalhista de prata nos mesmos campeonatos. Luamar Martin, 26 anos, é atleta e auxiliar técnica. Como atleta, o ouro no Open Japan, o tri campeonato brasileiro e o bi vice-campeonato pan americano estão entre os principais títulos. Como coreógrafa desde 2011, garantiu as medalhas de várias atletas em campeonatos nacionais e internacionais.

Foto: DINO

A lista de medalhas do CER é crescente, mas Ramiro Lima quer mais. "Precisamos de atletas e o melhor modo de encontrá-los são as seletivas onde descobrimos talentos que, às vezes, mesmo sem nunca ter feito ginástica de forma tradicional, se destacam ou já praticam outras atividades como ballet, jazz ou hiphop". Jamayra Letícia, 16 anos, é um exemplo. Ouro no Torneio Nacional de Aeróbica, é bailarina há 7 anos e entrou há 5 meses na seleção. Ela vê na aeróbica um caminho para melhorar a sua qualificação e formação.

MENINOS NA GINÁSTICA

Atrair meninos para a ginástica não é uma tarefa fácil. A equipe tem apenas 3. Lucas Nilvar Pinho de 12 anos foi indicado por seu professor de hip-hop Jeff Antonio do projeto RioK2 de Madureira através de Dudu Neves, professor de Zumba e um dos coreógrafos da Globo. Para Ramiro, "Lucas é um atleta dedicado e educado. Uma ótima pessoa para ter no grupo que busca se superar. Tudo é muito novo, mas ele está se saindo muito bem". Lucas é atual campeão brasileiro de aeróbica na categoria infantojuvenil em dupla mista e individual. Como para muitos de seus colegas, o Campeonato Brasileiro foi a oportunidade de viajar de avião e se hospedar em um hotel pela primeira vez. Mais uma emoção proporcionada pela ginástica.

Para Maria Eduarda Poli, diretora do Comitê Técnico de Aeróbica da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e membro do Comitê Técnico de Aeróbica da FIG (Federação Internacional de Ginástica), "seletivas e ações como essas são muito importantes. Os ótimos resultados da equipe do Centro Esportivo Ramiro no Torneio e no Campeonato Brasileiro deste ano demonstram que a divulgação e a seleção de novos atletas é o caminho para o crescimento do esporte".

Ramiro diz que o talento é importante, mas não fundamental. "Buscamos pessoas para transformar em atletas de alto rendimento e para isso, além de talento, a pessoa tem que querer muito. Tem que se dedicar e contar com o apoio da família. Na seletiva avaliamos o potencial de ser atleta de cada um, o restante, fazemos dentro do CER no treinamento diário". Com esse pensamento, Ramiro abriu as portas da ginástica para os apaixonados pela dança, jazz, ballet, hip hop, autoditadas e quem sabe, até, para o passinho.

Fotos Crédito: Ivan Ferreira/melogym

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade