PUBLICIDADE

DINO

Surgem novos paradigmas para o tratamento de pacientes com tumores cerebrais

3 ago 2016 - 14h39
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar de não se tratar de uma especialidade médica, a neuro-oncologia é uma área de atuação da medicina, reconhecida pelo Ministério da Saúde, com um crescente campo de atuação. Isso porque embora mais raros, os tumores do sistema nervoso central costumam ser graves e despertam a necessidade de tratamentos inovadores e cada vez mais personalizados.

A mudança de paradigma no tratamento destes pacientes tem acontecido gradativamente. Quem explica esta nova abordagem é o Neurocirurgião Guilherme Lepski, Professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Universidade de Tübingen, na Alemanha. "Estamos esperançosos que tenhamos mais sucesso nos tratamentos fazendo uma terapia individualizada. Analisamos o tipo de tumor, em qual fase de evolução se encontra, por quais vias o tumor se alimenta e fazemos testes em laboratório. Se tivermos resultados, oferecemos o tratamento ao paciente, com base no estágio e perfil biomolecular do tumor", esclarece.

Por se tratarem de doenças raras e graves, os pacientes são geralmente encaminhados para centros de referência como o Hospital das Clínicas. O HCFMUSP realiza mil cirurgias de tumores malignos e benignos do crânio e cerca de três mil consultas ambulatoriais de pacientes com este problema anualmente.

Com o objetivo de auxiliar no avanço das pesquisas e oferecer a possibilidade de médicos se subespecializarem na área, o Professor Lepski está à frente da Coordenação do Curso de Especialização em Neuro-oncologia, em parceria com a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (EEP HCFMUSP). Outros coordenadores do curso são: o Professor Doutor Paulo Hoff, Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), e o Professor Doutor Manoel Jacobsen, titular da Disciplina de Neurocirurgia da FMUSP.

"Os tumores malignos do sistema nervoso central representam 2% dos cânceres em adultos. Somos o maior centro para tratamento de tumor cerebral da América Latina e um dos maiores do mundo. O curso que oferecemos é bastante prático. Os médicos vão acompanhar o tratamento de pacientes", explica o Professor Lepski. Neurologistas, oncologistas, neurocirurgiões, entre outras especialidades médicas, estão habilitados para esta Especialização.

Sobre a Escola de Educação Permanente do HCFMUSP

Fundada em 2010, a Escola de Educação Permanente tem como missão, formar e capacitar profissionais da saúde, internos e externos ao HCFMUSP, antecipando as necessidades do mercado, difundindo conteúdos de referência, com utilização de tecnologia e inovação, e contribuindo para a excelência na Saúde. Fazem parte da sua grade curricular, mais de 250 cursos de capacitação, especialização e extracurriculares nas áreas médica, multiprofissional e técnica, nas modalidades presencial e a distância.

Para saber mais sobre a Especialização em Neuro-oncologia:

http://hcfmusp.org.br/portal/cursos/?aid=1&cid=100699

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade