PUBLICIDADE

DINO

Software lança ferramentas para aumentar performance dos jogadores do Pokémon Go

Tecnologia brasileira está disponível, gratuitamente, para usuários do mundo todo

15 ago 2016 - 15h42
Compartilhar
Exibir comentários

A tecnologia inovadora do Pokémon GO - jogo que entrou no ar no Brasil no início deste mês e quebrou todos os recordes ao atingir 50 milhões de usuários em um único dia - está despertando não só a atenção dos usuários, como também de empresas do segmento. Há poucos dias após o seu lançamento no País, a plataforma brasileira Synaption já disponibiliza gratuitamente, em escala mundial, duas ferramentas para aumentar a performance dos jogadores: PokemonSearch e Observatório Digital.

O WebService PokemonSearch é responsável por fazer varreduras em bases de dados sobre o jogo (como Pokedex, Veekun, Pikasaur e Bulbapedia) e indica dados que potencial de ataque, força de defesa, taxa de captura, habilidades, estatísticas e dados sobre os Pokémons em todo o mundo. Ele permite descobrir coisas como, por exemplo, o nome do Pikachu em japonês, que é ピカチュウ.

Essa habilidade funciona associada a uma outra importante ferramenta da plataforma tupiniquim, o Observatório Digital, que faz varreduras em redes sociais e detecta menções ao jogo e aos Pokemons, e ainda inclui mapas que apontam os locais mais precisos para encontrá-los em qualquer parte do globo.

Os observatórios digitais desenvolvidos pela Synaption são artefatos de coleta automática de informações (sem intervenção humana) em redes sociais e notícias publicadas na internet e que organizam o conteúdo para leitura e monitoramento.

Coleta de dados ao vivo

Quando é feita a entrada no endereço web http://www.synaption.com/observatories/pokemongo/ é possível constatar que a coleta de dados é realizada ao vivo, de forma instantânea, trazendo informações atualizadas. Na leitura das postagens, pode-se identificar conteúdos produzidos muito recentemente, alguns deles 30 segundos, 1 minuto ou 2 minutos antes do acesso. Durante a leitura, também é viável perceber que novas postagens entram automaticamente na interface, sem necessidade de recarregar todo o endereço.

Tecnologias e conceitos inovadores

Dentre as tecnologias e conceitos inovadores trazidos pelo jogo, destacam-se:

A) Realidade aumentada: realiza mashup (misturas) entre imagens naturais e animações produzidas, sobrepondo-as em tempo real. É o que acontece no momento da captura dos Pokémons. Essa tecnologia estava "no forno" há alguns anos e agora foi para o mercado com intensidade. Estão sendo desenvolvidos ainda diversos aplicativos nessa linha;

B) Internet das coisas: as máquinas se comunicando automaticamente para prover acesso e produzir conteúdo que abastece a internet;

C) Ubiquidade: a internet em todos os lugares, em paralelo com o ambiente natural. Deixa de ser o conceito tradicional que conhecemos, onde vamos procurar a internet através de um acesso (ou uma tela) e passa a ser um ambiente imersivo no qual estamos nos locomovendo.

Além da infinidade de possibilidades tecnológicas e interativas atuais em benefício do usuário, e também as que estão por vir, o mundo assiste o nascimento de um novo tipo de faturamento de empresas tecnológicas, baseado na "coopetição" (competição + cooperação), momento em que elas se reúnem em pools para obter receita em conjunto.

Para mais informações:

www.synaption.net | synaption@synaption.net

Patrícia Pinheiro

patvitara@gmail.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade