PUBLICIDADE

DINO

Seresteiros de Diadema canta pelas janelas da internet e emociona os fãs por onde passa

Quarteto disponibiliza repertório em vídeos pela internet e é engajado em muitas ações sociais

3 out 2016 - 13h06
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo vocal Seresteiros de Diadema, que exalta a seresta como uma tradição musical brasileira, traz uma novidade para aqueles que curtem o romantismo na era digital. O grupo, que está habituado a cantar pessoalmente suas serestas, lança agora seu repertório pelo canal do Youtube e passa a cantar pelas janelas virtuais.

Foto: DINO

Formado em agosto de 2009 por funcionários e alunos da Casa da Música de Diadema (atual CEFOM) e com a colaboração da Secretaria de Cultura, o grupo Seresteiros de Diadema tem o propósito de resgatar e manter viva a seresta, mantendo um repertório apurado, com músicas que vão do clássico ao regional folclórico.

Para Marcel Queiroz, contrabaixista e vocalista, o grupo acompanhou o advento da tecnologia, derrubou paradigmas e rompeu com antigos conceitos. "A seresta precisa ser tocada em janelas e atualmente a janela do mundo é a internet. Por este motivo, disponibilizamos o canal no Youtube", explica.

Seresta Digital

No Youtube, o público já pode conferir o vídeo em que o grupo usou o Skype para chamar as pessoas e, quando elas atendiam, anunciavam a seresta. "Dedicamos uma música para algumas pessoas e captamos sua emoção ao vivo. A canção de fundo é 'Eu sei que vou te amar', composta por Vinícius de Moraes", explica Ester Santos, vocal contralto do grupo Seresteiros de Diadema.

Outro vídeo que os fãs podem assistir é o clipe gravado no Centro de Memória de Diadema, uma casa de valor histórico, no centro da cidade, que funciona desde 2003. No vídeo, que se chama "Nossa trajetória na sua trilha!", os cantores contam um pouco da história do grupo e apresentam quatro músicas, escolhidas por meio do Facebook, como as preferidas do público.

A plataforma digital irá ampliar os canais de divulgação da seresta e aproximar os músicos de seu público, de forma mais dinâmica e interativa. Uma vez por semana serão postados registros de shows, backstage das apresentações, participações em programa de televisão, bastidores e curiosidades sobre músicas e autores. Além de ensaios, reuniões e explicações sobre a escolha de repertório. "Nossos fãs terão cada vez mais proximidade com o trabalho que realizamos", conclui Ester.

Sobre o Seresteiros de Diadema

As atividades do grupo foram iniciadas em 2009. Os músicos Oscar Nakajima e Jara Arrais, com o apoio da Secretaria de Cultura do Município de Diadema, realizaram uma seleção interna com as alunas do Coral Popular da Casa da Música da cidade e as cantoras Leninha Queiroz e Ester Santos foram as escolhidas para compor a primeira formação.

A formação atual conta com Ester Santos (Vocal Contralto), Oscar Nakajima (Violão e Vocal Baixo), Marcel Queiroz (Contrabaixo e Tenor) e Leninha Queiroz (Soprano).

O repertório do grupo vocal é composto por clássicos da Música Popular Brasileira eternizados por Vinícius de Morais, Tom Jobim, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Herivelto Martins e Chiquinha Gonzaga, entre outros, e ainda por canções regionais e folclóricas.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade