PUBLICIDADE

Seminário internacional discute desafios de pesquisa sobre Zika e microcefalia

22 nov 2016 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários

Esse evento abrigará o 'IV Workshop Biotrans e o Simpósio Zika e Microcefalia'. Casos dessa doença, associada ao vírus zika, e outros temas serão debatidos em alto nível, onde Rolf Mentlein, professor de Biologia Celular e Bioquímica do Instituto de Anatomia Christian-Albrechts (Universidade de Kiel/Alemanha), fará conferência de abertura (23/11), às 11h, sobre: Migração, metástase e mais: "Migração e metástase no câncer: o papel das quimiocinas e seus receptores". Entrada franca. Informações:(21)2672.7743 e 26727867.

Foto: DINO

Local: Rua Prof. José de Souza Herdy, 1,160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias (RJ).

Instituições de referência participam deste Simpósio.

Pesquisadores das universidades UFRJ, Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Unigranrio, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN e Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (ID'Or) fazem parte deste cilco de estudos científicos, um dos mais significativos em todo o Brasil.

Professores e cientistas de outras instituições analisarão projetos de doutorandos da Unigranrio.

O Simpósio Zika e Microcefalia reunirá professores e pesquisadores que lideram projetos sobre os mecanismos de associação entre o vírus zika e as malformações neurológicas, e microcefalia, que podem ocorrer quando a infecção acomete grávidas nos dois primeiros trimestres da gestação. Os doutorandos da Unigranrio apresentarão seus projetos, apoiados por seus respectivos orientadores. Embora o caminho ainda seja longo até a descoberta que leve à criação de uma vacina capaz de combater ao principal vetor da doença, relatos importantes serão apresentados nestes dois dias de Seminário.

Surto de zika, já no próximo verão, faz acender a luz vermelha na área da saúde pública.

As preocupações com um novo surto de zika, no próximo verão, e com os riscos de disseminação global se intensificaram a partir das evidências científicas de transmissão sexual e muco-cutânea do vírus zika, afirma a cientista Virgínia Genelhu, diretora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Unigranrio. Pesquisadores em todo o Brasil trabalham intensamente na busca de soluções urgentes, porque já começaram a nascer bebês dessa segunda leva de zika, filhos de mulheres que contraíram o vírus no verão passado.

Virgínia Genelhu, diretora de Pesquisa e Iniciação Científica da Unigranrio, assegura que os projetos alinhados nesse Seminário comprovam a variedade no campo de estudos do Biotrans.

Segundo Virgínia Genelhu, "os projetos que serão apresentados nesse Seminário refletem a grande diversidade das linhas de pesquisa do Biotrans, que incluem mecanismos moleculares e celulares, e biomarcadores genéticos e epigenéticos, com foco na identificação precoce de situações clínicas".

Fatores de riscos e doenças fazem parte de projetos de alunos de doutorado da Unigranrio.

Virgínia Genelhu completa seu raciocínio enumerando os temas de doenças que estão no bojo de estudos advindos de pesquisas de alunos do curso de doutorado: doenças neurodegenerativas, carcinogênese oral, Doença de Parkinson, doenças oncológicas, doenças virais, flavivírus transmitidos por insetos, com atenção especial às ações de vigilância e combate aos vetores, doenças que se associam aos fatores de risco cardiometabólico e polimorfismos de genes candidatos do sobrepeso, obesidade e diabetes mellitus tipo 2, além de doença infecciosa causada por bactéria presente no meio ambiente - Burkholderia cenocepacia e que pode acometer pacientes imunodeprimidos".

Os projetos serão analisados criticamente por uma banca de avaliação em seus aspectos gerais e particulares, e com um olhar atento à abordagem translacional do conteúdo dos mesmos.

Veja a programação completa desse evento.

Simpósio Zika e Microcefalia

23 de novembro de 2016

9h - Virgínia Genelhu, diretora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Unigranrio, abre oficialmente o Seminário.

9h - Andréa Braga Moleri, doutoranda do Biotrans, apresenta o projeto: "Podem os miRNAs atuar na via de Socic Heldgehog no processo de carcinogênese oral?".

Orientadores: professora Cláudia Maria Pereira e professor Vivaldo Moura Neto.

10h - Viviane Câmara Maniero, doutoranda do Biotrans, apresenta o projeto "Identificação de agentes de doenças transmissíveis ao homem em insetos vetores: inovando a vigilância".

Orientadores: professora Cristiane da Cruz Lamas e professor Sergian Vianna Cardozo.

11h - Rolf Mentlein, professor de Biologia Celular e Bioquímica do Instituto de Anatomia Christian-Albrechts (Universidade de Kiel/Alemanha), fará conferência sobre o tema : "Migração e metástase no câncer: o papel das quimiocinas e seus receptores".

O neurocientista Vivaldo Moura Neto (de renome internacional), é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional/Unigranrio.

Ele será o mediador dessa palestra. Vivaldo, que é um dos principais cientistas deste país na área de neurociências, é membro titular da Academia Brasileira de Ciência, orienta um número significativo de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de projetos de pós-doutorado.

13h30m - Danielle Dutra Voigt, doutoranda do Biotrans, apresenta o projeto "Rastreamento e análise de mutações em genes associados ao desenvolvimento e na relação genótipo da Doença de Parkinson na população brasileira".

Orientadores: professor Pedro Herman Cabello e professora Márcia Mattos Gonçalves Pimentel.

14h50m - Ivana Bogado Martinez, doutoranda do Biotrans, apresenta o projeto "Modulação da virulência de Burkholderia cenocepacia, em resposta a fatores ambientais do tecido pulmonar de pacientes com fibrose cística".

Orientadora: professora Eidy de Oliveira Santos.

15h30m - Raísa da Silva Martins, doutoranda do Biotrans, apresenta o projeto "Rastreamento de polimorfismos em genes associados à obesidade de indivíduos da Baixada Fluminense".

Orientadores: professores Pedro Herman Cabello e professor Rodrigo Soares de Moura Neto.

Veja a programação do dia 24 de novembro, sobre zika e microcefalia, no site www.unigranrio.br.

Assessoria de imprensa: Alberto Corona

(21)993085807 (whatsApp)

Podem ligar mesmo no sábado ou domingo.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade