0

Segundo pesquisa, 80% dos brasileiros sabem que podem gerar sua própria energia renovável

8 fev 2017
14h54
  • separator
  • comentários

Segundo uma pesquisa realizada pelo Greenpeace, 80% da população brasileira já sabe que existem possibilidades para gerar energia própria, ou seja, viabilidade para adquirir equipamentos, como placas fotovoltaicas ou painéis solares.

De acordo com um estudo produzido pelo Datafolha, 72% dos brasileiros fariam a aquisição de algum tipo de sistema de autogeração, caso os mesmos viessem combinados a uma baixa linha de juros. Além disso, 50% dos brasileiros estariam abertos para utilizar o FGTS para este fim.

Utilizar energia solar por meio de equipamentos, como placa fotovoltaica, pode tornar-se uma alternativa de economia de energia. Aproximadamente 48% dos entrevistados, possuem o objetivo de adquirir equipamentos para gerar energia própria. Segundo o Datafolha, a segunda justificativa mais citada, com 17%, foi a possibilidade de ser independente de distribuidoras de energia.

De acordo com o Greenpeace, a pesquisa realizada sobre energia solar, teve abrangência nacional, contando com regiões metropolitanas e cidades do interior. Foram realizadas 2.044 entrevistas em 178 municípios.

Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que o resultado do trabalho surpreendeu de maneira positiva. Disse que a pesquisa demonstrou um enorme potencial de mercado da autogeração de energia - constituída por 98,9% de projetos fotovoltaicos. Nesse modelo, podem ser incluídos fontes hídricas, de biomassa, eólica e de cogeração qualificada.

Crescimento da energia renovável no País

Nos últimos anos, alternativas renováveis de geração de energia têm apresentado bons resultados no Brasil. Em 2014, a capacidade do País de produzir energia solar térmica aumentou para 7,71 GWth (gigawatts térmicos), o que representa um crescimento de 4,5% no ano.

A partir desse avanço, o Brasil se tornou o 5º maior produtor de energia solar no mundo. A China destaca-se com a liderança, tendo capacidade de gerar 289,52 GWth.

O segundo lugar na lista, consta os Estados Unidos, que conta com capacidade para produzir 17,1 GWth. Em seguida, vem a Alemanha, com possibilidade de gerar 12,8 GWth, e a Turquia (12,73 GWth).

Estes números, são parte de um relatório chamado Solar Heat WorldWide 2016, que utiliza dados relativos a 2014, produzido pela Agência Internacional de Energia (IEA). Essa pesquisa, leva em consideração informações apresentadas por 61 Países, que unidos representam 63% da população mundial, 95% de toda energia solar gerada no planeta. De modo geral, esses 61 Países são capazes de produzir 410,24 GWth.

Dessa forma, o Brasil segue em progresso neste setor. No site Portal Solar é possível encontrar tudo sobre Energia Solar.

A equipe Portal Solar trabalha para difundir e viabilizar a energia solar fotovoltaica no País. Este processo é realizado para encontrar as melhores soluções do mercado, o que inclui o contato com fornecedores qualificados.
Mais informações sobre o assunto, acesse o o Portal Solar.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade