PUBLICIDADE

Inglês é principal estratégia competitiva de mestrado

Dominar o idioma é fator essencial durante processos seletivos como o de mestrado e doutorado

23 jun 2016 - 14h35
(atualizado às 15h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A busca pela profissionalização está muito além da graduação. De fato, chegar ao Ensino Superior é algo notável e, obviamente, passível de reconhecimento. Contudo, a produção de conhecimento é frequente e são muitos os rumos que se pode tomar a partir dela. Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e à espera de altos níveis técnicos, conseguir ingressar no mestrado ou doutorado permite ocupar lugares mais amplos no mundo do trabalho - e até mesmo no acadêmico.

Com a democratização do acesso à graduação e também pós-graduação seja por renda ou políticas públicas, a "disputa" por uma vaga seja em empresas ou em projetos de pesquisa se intensificou. Além de escolher algo que traga satisfação profissional, aqueles de buscam melhorar o grau de formação não podem esquecer de requisitos básicos para se preparar melhor quando o dia dos processos seletivos chegar. Entre eles está o domínio do inglês. Mas por quê?

"Os candidatos precisam passar em um teste de proficiência de leitura em inglês para serem aprovados no processo seletivo do mestrado ou doutorado", afirma João Albuquerque, sócio do Curso Marta Garcia, escola de inglês online com sede em Fortaleza. A escola, especializada em Inglês Instrumental, tem por objetivo ensinar especificamente como ler, interpretar textos e técnicas de resolução de provas em inglês. "É uma metodologia de aprendizado de uma habilidade específica (leitura) da língua inglesa para se ganhar tempo de forma efetiva", diz a empresária Marta Garcia.

Ainda que não haja uma média do tempo de ensino determinado pelos cursos de inglês no Brasil, mas, de fato, os estudos completos - com todas as habilidades envolvidas (leitura, fala, expressão, conhecimento sobre a cultura do país) - ultrapassam um ano de aulas. Nem sempre há espaço na agenda para iniciar o aprendizado, principalmente no caso de quem está estudando para tentar seu mestrado ou doutorado. Nos processos seletivos de mestrado, por exemplo, a proficiência na leitura da língua inglesa é critério eliminatório nos editais, e em alguns casos serve como critério de desempate. "Em cursos que oferecem bolsas de estudo, a nota no teste de proficiência normalmente é que define quem fica com o benefício", afirma Marta.

Ao observar esta necessidade de muitas pessoas que somente precisam aprender a habilidade de leitura em um curso espaço de tempo para objetivos específicos, professores e escolas de inglês desenvolveram cursos de inglês instrumental. Com o avanço da tecnologia, acesso à internet e a criação do modelo de ensino a distância (EAD), surgiram excelentes Cursos de Inglês Instrumental Online especializados na preparação para testes de proficiência de mestrados e doutorados. Porém, de acordo com Marta Garcia, o ideal é procurar aqueles que emitam o certificado de proficiência em leitura inglesa. "O certificado é exigido por diversos mestrados e doutorados em seus processos seletivos, evitando em alguns casos até a necessidade do aluno ter que fazer o exame. Isto depende da regra no edital de cada instituição", completa Marta.

Marta é professora de inglês há 30 anos, e desenvolveu uma metodologia exclusiva para o ensino do Inglês Instrumental com foco no público adulto que precisa ler artigos e/ou fazer provas de proficiência de mestrado, doutorado, concursos públicos, vestibulares e ENEM. A professora também ministra cursos de inglês em Fortaleza (CE) para adultos que irão viajar ao exterior, a fim de que tenham uma comunicação efetiva durante a estada fora do país.

Com taxas de mais de 90% de aprovação em Exames de Proficiência de Mestrados e Doutorados, a professora leciona em Fortaleza e em cursos online. Para entender a didática da escola e saber o que é o "Inglês Instrumental", confira este !link material explicativo https://inglesinstrumentalonline.com.br/o-que-e-o-ingles-instrumental-entenda-o-modelo-e-como-aprender-2/ ou entre em contato pelo !link e-mail https://inglesinstrumentalonline.com.br/contato/ ou telefone: (85) 3224 - 0907.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade