PUBLICIDADE

DINO

Saiba mais sobre saúde integral e como ela pode ajudar na busca pelo equilíbrio do corpo e mente

A saúde integral é um conceito abordado na psicologia que enfatiza que o corpo e a mente são uma unidade indivisível.

4 ago 2016 - 11h51
Compartilhar
Exibir comentários

A ideia de saúde integral contempla a saúde física e também a psicológica, diversas vezes deixada de lado ou considerada menos importante. Constata-se que já é de domínio público que não se consegue ter um corpo são, sem ter uma mente são e equilibrada.

O conceito de Saúde Integral enfatiza que o corpo e a mente são uma unidade indivisível e que, como tal, os fatores emocionais e físicos se correlacionam. A saúde engloba todas as dimensões do ser humano e só é possível se todos os focos estiverem integrados.

Priscila Costa Mendonça; Psicóloga do Spa Med Sorocaba Campus, comenta que hoje o conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) envolve o bem estar físico, psicológico e social, não podendo ser considerada apenas a ausência de doenças.

A psicóloga também deixa algumas perguntas para fazer uma avaliação de sua própria saúde. Para isso, responda às perguntas abaixo sobre:

SAÚDE FÍSICA:

Como está o seu corpo? Você se sente bem fisicamente? Sente alguma dor, tensão, tem algum problema ou doença física?

Como você tem se alimentado no seu dia a dia? Tem uma alimentação saudável?

Pratica exercícios físicos? Com que frequência?

Costuma fazer check-up médico?

Tem hábitos de sono saudáveis? Dorme bem? Dorme suficiente?

O que você faz para manter seu corpo saudável?

O que você pode fazer para melhorar sua saúde física?

SAÚDE PSICOLÓGICA (Emocional e Mental):

Saúde Emocional: Como estão suas emoções a maior parte do tempo? (feliz, triste, ansioso(a), animado(a), esperançoso(a), alegre, estressado(a), deprimido(a), etc. Como são suas emoções no seu dia a dia? Você costuma sentir emoções mais negativas ou mais positivas no seu dia-a-dia?

Como as emoções interferem em sua vida e em sua rotina?

Saúde Mental: Como são seus pensamentos a maior parte do tempo? Como você interpreta os acontecimentos da sua vida? Você costuma pensar de maneira mais positiva ou mais negativa? Você costuma pensar mais sobre coisas do passado, do futuro ou do presente?

Como os seus pensamentos interferem na sua vida e na sua rotina?

SAÚDE SOCIAL:

Como estão seus relacionamentos (com amigos, família, pessoas em geral)? Você se sente bem nos grupos sociais com os quais convive? Quantos relacionamentos significativos você possui? (10 é um bom número).

Como você pode se relacionar melhor com as pessoas? Como os relacionamentos com as pessoas interferem na sua vida e na sua rotina?

Priscila comenta que - "todas essas instâncias são fundamentais para uma vida saudável com qualidade, dessa forma é necessário a sensibilização das pessoas sobre a importância do tratamento e acompanhamento integral, visto que, diversas doenças do corpo tem causas emocionais intrínsecas e não podem ser tratadas separadamente. O primeiro passo para esse equilíbrio é o autoconhecimento, saber identificar e reconhecer as instâncias que precisam de cuidados e através de orientações buscar formas e estratégias para lidar com essas dificuldades".

O acompanhamento Psicológico auxilia as pessoas a enfrentarem suas dificuldades, incluindo depressão, ansiedade, solidão, transtornos alimentares, compulsões, obesidade, comportamentos adictos, conflitos familiares e conjugais entre outros. A terapia cognitivo comportamental é uma das abordagens utilizadas pela Psicologia para trabalhar as dificuldades e conflitos (conhecida como TCC), sendo um método cientificamente comprovado de tratar vários sintomas das doenças relacionadas à saúde mental.

A TCC baseia- se no conceito de que a maneira como as pessoas pensam, afeta o que elas sentem e o que elas fazem. Ajuda a identificar os pensamentos depreciativos, sabotadores, negativos, pouco realistas e a responder a eles de maneira adaptativa e funcional, o que leva você a se sentir melhor, mais saudável e a se comportar de maneira mais produtiva.

"A psicoterapia ou orientação psicológica na TCC contribui para que você alcance suas metas, solucione os problemas e modifique seus pensamentos de uma forma mais rápida, pois estimula a ação e tem a proposta de ser breve. Busque o apoio Psicológico é o primeiro passo para uma mudança em direção a uma vida saudável e equilibrada, o importante é começar" - Finaliza Priscila Costa Mendonça; Psicóloga do Spa Med Sorocaba Campus.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade