1 evento ao vivo

Redação é o segredo para uma boa nota no ENEM, veja as melhores dicas

Uma boa redação faz toda a diferença na nota final do ENEM. Veja como produzir uma boa redação para alcançar uma nota alta

27 out 2016
10h53
  • separator
  • comentários

A redação do Enem é muito temida por todos os candidatos. Quem zerá-la, perde a chance de entrar em uma universidade. Por isso milhares de estudantes se dedicam diariamente a aprender tudo sobre a língua portuguesa e também sobre a estrutura da redação.

Foto: DINO

Um dos requisitos para se dar bem na redação, é saber utilizar a estrutura do texto dissertativo argumentativo corretamente, seguindo todos os passos e colocando cada informação no lugar correto. Para te ajudar a criar uma redação nota 1.000, separei abaixo tudo o que você precisa saber sobre a estrutura da redação do Enem .

Estrutura geral da redação do Enem

A redação do Enem possui uma estrutura composta por três fases ou etapas, podemos assim dizer: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada etapa deve possuir frases e informações específicas para que o candidato tenha uma boa nota.

A introdução, por exemplo, ocupa duas ou até quatro linhas, não sendo necessário mais que isso. Às vezes, a introdução pode ser feita em dois parágrafos. O desenvolvimento possui, obrigatoriamente, três parágrafos; e a conclusão pode ser feita em apenas um.

O tema da redação do Enem

O candidato encontra o tema da redação do Enem logo na primeira página da sua prova, no domingo. Antes de iniciar a redação o candidato deve ler os textos de apoio que possuem informações importantes que podem ajudar na formação da tese e da redação.

O tema pode e, em algumas ocasiões, deve aparecer no meio da redação para reforçar o assunto. Na aula abaixo, explico para você três temas para a redação do Enem 2016 e ainda te apresento um método para você escrever a sua redação, mesmo que você não saiba nada sobre o tema.

O título da redação do Enem

O título da redação era obrigatório até alguns anos atrás, mas hoje em dia ele é opcional. O candidato que se sentir à vontade pode colocá-lo, mas quem não o fizer não perderá mais pontos.

Vale ressaltar ainda que um bom título pode chamar ainda mais a atenção para a redação e enriquecer toda a estrutura geral. Coloque o título apenas depois de escrever a sua redação, assim você poderá ver o que mais predominou em seus argumentos e criar um ótimo título.

Introdução da Redação do Enem: por onde começar?
A introdução deve apresentar o tema do seu texto e as principais ideias que serão discutidas nele. Nesse primeiro parágrafo o leitor prec isa ter uma visão geral sobre a redação e por isso você precisa cativá-lo de alguma maneira.
Leia também: Como construir a introdução da redação do Enem.

Pense sempre no leitor, pois é um profissional que estará avaliando a sua redação. Evite rodeios e seja direto. Você pode usar um evento que já aconteceu para iniciar, citar um artigo de algum jornal, entre outras coisas.

A tese na redação: como desenvolvê-la?

Para desenvolver a sua tese você deve buscar o máximo de conteúdo possível sobre o tema abordado. A sua tese é tudo aquilo que você concluiu sobre o assunto, mostrando o seu ponto de vista sobre o mesmo. Definir a sua tese da redação sobre o tema dado é fundamental para que você possa começar a pensar nos argumentos.

Mesmo que você não tenha conhecimento sobre o assunto no momento da prova, leia os textos de apoio quantas vezes for preciso, busque na sua mente notícias que já tenha lido sobre e tente criar a sua tese através do que se lembra.

Desenvolvimento da redação do Enem

No desenvolvimento da sua redação você vai apresentar os seus argumentos para defender a sua tese, a sua opinião. Você deve apresentar ideias que justifiquem porque tal tema é bom ou ruim. Essa parte é muito importante e o candidato deve fazer argumentos consistentes.

É necessário deixar claro o seu ponto de vista, organizando todo o desenvolvimento por parágrafos. Você pode usar o método de comparação e até mesmo apresentar os dois lados do tema proposto, mas sempre deixando claro qual você defende.

Criando argumentos na sua redação

Com a sua tese criada é hora de pensar nos argumentos. Após ter chegado à conclusão que determinado assunto é bom ou ruim, você precisa se questionar sobre os motivos disso. As respostas para esses questionamentos serão os seus argumentos.

Pergunte a si mesmo por que você acha que o assunto proposto traz prejuízos às pessoas, a partir de sua resposta você poderá apresentar os argumentos para defender a sua tese. Veja como criar argumentos matadores e surpreenda os corretores do Enem.

Conclusão da redação do Enem

A conclusão da sua redação deve conter principalmente a proposta de intervenção social. Após defender o seu ponto de vista e apresentar os argumentos, chegou a hora de dar uma conclusão a tudo isso, apresentando o que você faria, ou melhor, o que a sociedade pode fazer para solucionar ou amenizar os efeitos desse problema.

No final você pode ressaltar o seu ponto de vista e apresentar a solução, mas não se esqueça que ao desrespeitar os direitos humanos, poderá receber uma nota zero.

Como criar a proposta de intervenção na redação do Enem
A proposta de intervenção deve estar relacionada com a sociedade e com o problema que você justificou ao longo do texto. Baseando-se no mesmo método de questionamento, você pode perguntar a si mesmo o que poderia ser feito para que tal assunto fosse solucionado. Apresente a sua intervenção de forma clara e direta.

Esquema para montar a sua redação do Enem

É comum as pessoas terem um "branco" na hora de dar início na redação do ENEM. Você conhece o tema e tem domínio sobre o assunto, mas acaba se perdendo e no meio da sua escrita foge do tema. Uma sugestão, é você fazer o uso de esquemas para escrever a sua redação. Na aula abaixo, eu explico um esquema de redação exclusivo que preparei para meus alunos, e ainda apresento dois temas de redação, aplicando este esquema.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade