1 evento ao vivo

Qualidades fundamentais na criação e desenvolvimento de sites

18 mar 2017
16h24
atualizado em 19/3/2017 às 17h00
  • separator
  • comentários

No mundo globalizado todo negócio precisa de um site atraente que lhe destaque frente aos seus concorrentes no disputado ranking dos mecanismos de busca.
Garantir boa aceitação e utilização é o objetivo de qualquer site e para isso é fundamental que ele seja desenvolvido com qualidade.

Foto: DINO

Um site desenvolvido com qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades do usuário, sendo compatível com o contexto de sua aplicação. Ele deve orientar e conduzir, garantindo legibilidade, estética e conteúdo relevante, evitando ao máximo qualquer erro.
A seguir especificamos algumas qualidades fundamentais para o desenvolvimento de sites.

Planeje-se antes
Se preocupar com o custo e com o tempo de desenvolvimento do site é comum, mas é preciso ter em mente todas as etapas do processo até sua finalização. Desenvolver um site é algo complexo que exige mais do que design e programação, portanto, planejar cada etapa e saber como será executada pode ajudar a dimensionar de forma real os prazos, custo e material humano envolvido.
Padronizar é preciso

A W3C específica padrões técnicos internacionais com diretrizes para a construção completa de sites e recomendações tecnológicas sobre utilização de códigos e linguagens necessárias na criação de páginas para web.

Funciona como um manual de práticas técnicas para programadores que, quando bem aplicadas, garantem a padronização e qualidade dos sites. Os padrões W3C atualmente são responsáveis pelas tecnologias que sustentam a web como HTTP e URI, Web Semântica, XML, Web Services, Web de Dispositivos, Navegadores e Ferramentas de Autoria.
Layout

Na criação de sites, é importante lembrar que a apresentação visual precisa ser coerente com o negócio e promover a identificação com o cliente. Para isso, é necessário levar em conta o estilo da marca, logotipo, cores e a disposição das informações para desenvolver um design criativo, atraente, interativo e com uma interface intuitiva.
Usabilidade e responsividade também fazem parte da experiência do usuário, e para que ele tenha a melhor experiência possível, o layout deve ser claro e objetivo, a navegação rápida e acessível, com links e call to actions bem destacados. Além disso, é preciso ser responsivo, se adaptando a qualquer tamanho de tela, mas sem perder sua funcionalidade.
Manutenção constante
Todo site precisa ser administrado. O conteúdo é a chave para atrair clientes e as informações têm de ser atuais. Um conteúdo dinâmico e constantemente renovado é fundamental para gerar tráfego, mas manutenção não se limita a isso. Ter suporte de um programador para corrigir erros como links quebrados, falhas causadas pela mudança de navegadores ou até mesmo desenvolver novas ferramentas, é sempre recomendado.
Criando e desenvolvendo um site
Um site de qualidade é um investimento com retorno garantido quando bem desenvolvido. Ao contratar uma agência de marketing digital a empresa deve focar apenas em apresentar seus objetivos, a identidade que quer criar, os clientes que quer alcançar e os concorrentes que quer superar, depois é só mensurar os resultados e otimizar as campanhas.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade