PUBLICIDADE

Qualidade e segurança na fabricação de comida de verdade

20 mar 2017 - 17h27
Compartilhar
Exibir comentários

A alimentação deixou de ser um ato natural e vem tornando-se uma preocupação quanto ao significado do que seja realmente alimentar-se de forma saudável. Uma escolha que antes era naturalmente de ordem daquele que consumia, hoje transformou-se em um assunto controvertido provocando mudanças no pensamento, comportamento e hábitos dos consumidores. Mas como entender este número incrível de informações que chegam de fontes tão diversas? Aonde foi parar o referencial para a escolha do alimento?

Foto: DINO

A solução parece não consistir em simplesmente retroceder no tempo voltando a ingerir apenas orgânicos, usar os alimentos como remédio ou mesmo excluir definitivamente alguns itens do cardápio. A visão extremamente específica e analítica está deixando de lado as questões afetivas e comportamentais relacionadas ao ato de se alimentar e segundo estatísticas isto vem criando mais traumas e distúrbios. Na pressa do dia a dia nem sempre existe tempo para fazer escolhas ou preparos mais elaborados. Não há como se dispensar os produtos industrializados. Porém a boa notícia é a de que é possível consumir produtos industrializados que prezam pela qualidade, desde a forma como são cultivados, fabricados, manipulados, embalados e distribuídos.

A indústria moderna colabora para a garantia da qualidade nos processos de fabricação de alimentos. Seria tolice tentar ignorar estudos e pesquisas científicos que deram origem a toda uma cadeia do processo da garantia da qualidade ao longo dos últimos anos. Este processo vem sendo aperfeiçoado com metodologias e inovadoras soluções para que a saúde do consumidor esteja assegurada e os produtos conformes evitando riscos de contaminação no alimento e sua consequente ingestão por parte da população.

Nos dias de hoje, relata Ana Caroline Pelegrino da GranQualy Consultoria, para afirmar que um produto tem qualidade, ele deve cumprir os requisitos da legislação sanitária (ANVISA) e também as exigências de seus clientes, que a cada dia estão mais rigorosos. Os pré-requisitos mínimos para atender a qualidade de produção chamamos de Boas Práticas de Fabricação ou simplesmente BPF e abrangem desde a compra de matérias-primas saudáveis, uso de água potável, fabricação em ambiente higienizado, controle dos processos de fabricação (temperatura, tempo, peso, manutenção adequada etc. ), treinamento e monitoramento dos funcionários, rastreabilidade, manutenção, controle de pragas, análise laboratoriais do produto final, transporte adequado até o cliente até um departamento de SAC eficaz".

Saborear um produto saudável e com as garantias asseguradas da qualidade é um privilégio, cita ainda o gerente comercial das Massas DE, Fabrizio Evangelista. Ele cita que durante muito tempo os produtos denominados como 'caseiro' foram considerados artesanais e feitos no quintal de casa, sem recursos. Hoje, com toda a mudança na alimentação, pela busca da saúde e qualidade de vida, as pessoas têm procurado produtos caseiros, naturais, com qualidade. Aqui, diz Fabrizio, fabricamos a chamada 'comida de verdade', produtos que são fabricados como no tempo de meus avós. São produtos industrializados com a garantia da qualidade e carinho e que promovem nutrição física e emocional. O macarrão caseiro lembra família, afetividade, família e linhagem.

Quando você escolher o seu alimento, pense neste momento como algo prazeroso e nutridor. Caso tenha a necessidade de fazer uma mudança alimentar, procure um profissional da área da saúde que possa orientá-lo e lembre-se também de sempre verificar as condições em que o produto a ser consumido. Se foi fabricado dentro das normas da garantia da qualidade e as boas práticas de fabricação. Busque alimentar a sua vida e a da sua família com hábitos e produtos com qualidade assegurada, saudáveis e saborosos! Sua saúde agradece!

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade