PUBLICIDADE

DINO

Qual o impacto das mantas térmicas nas grandes indústrias?

Produtividade e maior segurança de colaboradores são algumas das vantagens oferecidas por esse material de revestimento.

30 ago 2016 - 13h32
Compartilhar
Exibir comentários

A segurança do trabalho é um dos aspectos mais importantes das grandes indústrias, visto que os colaboradores podem ser expostos a situações perigosas durante a realização de determinadas atividades profissionais.

Foto: DINO

Não somente o uso de determinado maquinário, mas o excesso de calor no interior de um ambiente e o risco de combustão de materiais de revestimento são situações que o responsável pelo funcionamento da indústria deve ter sempre em mente.

A geração de calor de boa parte dos maquinários de indústrias não coloca em risco somente a integridade física dos colaboradores. Ela também pode afetar a produtividade do equipamento, visto que a elevação da temperatura pode comprometer o funcionamento de determinadas estruturas e, até mesmo, danificar o aparelho. Encontrar uma maneira de diminuir o calor produzido por essas máquinas, ou gerenciar a temperatura ambiente, é essencial para que a indústria consiga executar sua atividade com excelência.

Dentre as várias opções de revestimento térmico disponíveis no mercado de engenharia civil para as grandes indústrias, alguns materiais se destacam como opções mais seguras, práticas e com resultado satisfatório para esses clientes. As mantas térmicas são um bom exemplo das novidades que esse mercado trouxe para a construção civil em ambientes industriais.

Mantas térmicas são modelos de revestimento utilizados em qualquer tipo de obra civil, como em residências, ambientes comerciais e, é claro, industriais, que podem trazer resultados incríveis para quem procura controlar a temperatura de um cômodo ou espaço de trabalho. Sua aplicação, simples e eficiente, costumam agradar boa parte dos profissionais de engenharia civil que trabalham com esse tipo de material.

Além de atuar como um poderoso isolante térmico, garantindo a manutenção de baixas temperaturas em ambientes expostos a um possível aquecimento - como ocorre nas salas de maquinário de indústrias - a manta térmica também tem uma importante característica de baixa combustão, que evita acidentes graves e incêndios em sua estrutura causados pelo excesso de calor em um ambiente.

O impacto do uso das mantas térmicas em grandes indústrias, portanto, tem sido observado em construções que optaram por esse material ao finalizar o revestimento. A produtividade de trabalho, tanto do maquinário, quanto dos colaboradores alocados internamente, aumentou significativamente, visto que existe maior controle da temperatura local. Dessa maneira, a sensação de cansaço que atingia boa parte dos funcionários por causa do excesso de calor é evitada, assim como os equipamentos não expõem suas estruturas a temperaturas altas que podem prejudicar seu funcionamento.

As mantas térmicas não influenciam somente no controle térmico de um ambiente, como também ajudam a garantir isolamento acústico (essencial para alguns tipos de indústrias com maquinários que emitem muitos ruídos) e não agridem o meio ambiente com sua produção. Graças a essas características, a presença desse material nas construções industriais é uma tendência que já pode ser considerada realidade nesse mercado.

A Biolã (http://www.biola.com.br/) é uma empresa que trabalha com o fornecimento de produtos para isolamento térmico.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade