PUBLICIDADE

Protagonismo juvenil e consciência política são incentivados em escola da RSE

4 jul 2016 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários

"É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros", já dizia Demóstenes. Com essa premissa, e tendo em vista a importância da política para a construção de um futuro mais digno para todos, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, unidade da Rede Salesiana de Escolas (RSE) em Campo Grande-MS, está desenvolvendo um projeto inovador.

Foto: DINO

Nomeada com a sugestiva sigla PENSA (Projeto Eleitoral Nossa Senhora Auxiliadora), a proposta vem estimulando a consciência política dos educandos do 9º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio. Mais do que a simulação de um pleito eleitoral, o PENSA tem o objetivo de formar lideranças na escola para apresentação de projetos concretos e que visem o bem-estar coletivo.

O projeto foi pensado para ter três fases: na primeira, os alunos foram divididos em grupos e tiveram de criar um partido político, seu estatuto e formas de divulgação da campanha, além de um cadastro para a filiação partidária.

Na segunda fase, serão feitas a indicação dos candidatos a cargos legislativos, a campanha eleitoral, a eleição e a diplomação dos candidatos eleitos. Na terceira e última fase, os candidatos eleitos apresentarão projetos concretos, voltados para o tema da Campanha da Fraternidade e que visem melhorias para a comunidade escolar. Haverá, para tanto, um espaço de discussão: um "parlamento escolar".

A participação dos pais nas três fases é fundamental e acontece por meio da filiação a um dos partidos, voto nos candidatos e contribuições para o desenvolvimento dos projetos.

A campanha

O engajamento dos alunos no PENSA já pode ser visto em murais e cartazes espalhados pela escola e, principalmente, na internet. Os jovens candidatos utilizam o YouTube e um blog para falar aos seus eleitores e apresentar as propostas e estatutos de seus partidos.

Partido Social Democrático Jovem (PSDJ), Partido da União Estudantil (PUE), Partido Social Estudantil (PSE), Partido das Atitudes Sociais (PAS) são alguns dos que concorrem no pleito. "O objetivo maior do projeto PENSA é fazer com que os alunos tenham um conhecimento maior sobre a política, podendo assim exercer seus direitos e sua cidadania", afirma Júlia, presidente do PRE (Partido da Revolução Estudantil).

"Uma das propostas do nosso partido é promover a sustentabilidade, pensando diretamente no desperdício de materiais escolares. É comum entre os estudantes, por exemplo, desperdiçar muito papel. Nossa proposta é fazer com que haja uma conscientização dos alunos sobre o descarte desse material", sugere Vinícius França, diretor do Conselho de Ética do Partido Social Estudantil.

O desenvolvimento das atividades do PENSA pode ser acompanhado no blog http://pensauxiliadora.blogspot.com.br.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade