PUBLICIDADE

Projeto de ONG contribui para desenvolvimento da educação de jovens de escola pública

22 mar 2017 - 17h59
Compartilhar
Exibir comentários

A reforma do Ensino Médio, proposta pelo governo do presidente Michel Temer, indica a divisão do currículo em duas partes: 60% para disciplinas obrigatórias a todos os alunos e 40% para que aprofundem seus conhecimentos em áreas de interesse: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais e formação técnico-profissional. Somente português e matemática serão obrigatórios nos três anos. Segundo o Censo Escolar de 2016, um em cada quatro alunos desse ciclo está com mais de dois anos de atraso escolar. 

Foto: DINO

Para possibilitar que os jovens façam escolhas mais acertadas, desenvolvam senso crítico e tenham habilidade para aproveitar a educação fornecida por sua escola, existem entidades que contribuem e elaboram projetos para a melhoria da educação. Dentre elas está a ONG Casa da Árvore, vencedora da 16ª edição do Prêmio Péter Murányi.

Com o projeto "E se eu fosse o autor? - Laboratórios criativos de leitura e cultura digital", a ONG foca no incentivo à leitura integrando plataformas digitais no processo de aprendizagem. Inicialmente, o grupo contou com o patrocínio do Programa Integração Petrobras Comunidade, com o propósito de ajudar na reavaliação do processo de estímulo ao gosto pela literatura, aliando à cultura digital. Já realizado com grupos de jovens de Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Bahia, o projeto atendeu, ao longo dos últimos sete anos, mais de mil crianças e adolescentes, matriculados em cerca de 60 escolas públicas, além de professores e educadores de comunidades em situação de risco social. 

Segundo a presidente da ONG Casa da Árvore, Leila Dias, para a aplicação do projeto, reúnem-se várias práticas educativas e formativas, que exploram o ato da leitura integrado à ampliação de habilidades e expressão, por meio de linguagens midiáticas, como vídeo, imagem e hipertexto. Dessa forma, o projeto aproxima a literatura do contexto digital, em que crianças e adolescentes constroem, hoje, sua relação com o mundo, possibilitando que ele seja o protagonista da história.

Dentre os principais resultados, está o aumento do índice de leitura literária espontânea dos estudantes participantes. De acordo com pesquisa realizada entre 2013 e 2014, quando os alunos entraram no projeto, 31% não recordavam de nenhum livro lido nos últimos três meses; 57% lembraram de um ou dois títulos; e 12% citaram quatro ou cinco obras. Após três meses de atividades, todos os participantes lembraram, no mínimo, de dois títulos lidos; 37,5% leram três ou quatro obras; e 50% leram entre cinco e sete.

Recorde de inscrições

Nesta edição do Prêmio Péter Murányi, houve recorde de inscritos, com 149 trabalhos. Segundo a presidente da Fundação Péter Murányi, Vera Murányi Kiss, também houve aumento na qualidade dos projetos. "Observamos que todos têm procurado agregar conteúdos cada vez mais consistentes, processos condizentes com a realidade contemporânea e inovação. O trabalho vencedor é um exemplo, pois acrescenta muita informação, debate e incentiva a criatividade. Conhecimento é uma necessidade e poder usar instrumentos e plataformas que são tão atraentes para os jovens para melhorar a qualidade da educação é importante. Assim, é gratificante para a Fundação premiar essa iniciativa".  

Sobre a Fundação

Administrada por Vera e Péter Jr, a Fundação Péter Murányi foi criada em 1999 e desde a primeira edição do Prêmio, em 2002, já investiu cerca de R$ 2,4 milhões em reconhecimento de pesquisadores e seus trabalhos. O Prêmio Péter Murányi concede ao vencedor um valor de R$ 200 mil, um certificado e um troféu. O Prêmio Péter Murányi conta com o apoio do CIEE, Fapesp, Capes, Anpei, SBPC, Aciesp, ABC, Aconbras e CNPq.

PARA A IMPRENSA:

Fundação Péter Murányi; imprensa@fundacaopetermuranyi.org.br

Assessoria de imprensa: Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação

Jornalista responsável: Jéssica Almassi; jessica.almassi@viveiros.com.br

Assistente de jornalismo: Rosangela Sousa; rosangela@viveiros.com.br

Contato:11 3675-5444

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade