PUBLICIDADE

Projeto Brasii lança cervejas desenhadas para clássicos da culinária mundial

27 out 2016 - 10h04
Compartilhar
Exibir comentários

Será lançado, no mês de novembro, o primeiro rótulo de cerveja artesanal do mundo criado para harmonizar com a moqueca brasileira. A iniciativa integra o projeto Brasii - que em latim, significa malte - e pretende, de maneira inédita, criar cervejas exclusivas para harmonizar com os clássicos da culinária mundial.

Foto: DINO

O primeiro rótulo - que será lançado, no dia 15 de novembro, em Curitiba, no Paraná - é a Brasii Moqueca uma cerveja do estilo Saison, com leveduras oriundas da flor de maracujá e da cana-de-açúcar. Estão sendo produzidos apenas 2 mil litros desta cerveja que trará no rótulo a receita da cerveja e da Moqueca. As leveduras brasileiras utilizadas para a fabricação da cerveja foram desenvolvidas com exclusividade para o projeto pela empresa Bio4 Tecnologia e, posteriormente, serão comercializadas.

O idealizador do projeto Brasii, o chef e beer sommelier, Allan Cunha, conta que o objetivo é inverter o conceito de criar pratos para harmonizar com a cerveja. "Estamos propondo exatamente o contrário: vamos desenhar a cerveja para harmonizar com pratos icônicos da culinária", explica Allan.

As receitas do prato e da bebida serão disponibilizadas no rótulo para que os interessados em repetir a dose possam fabricar a cerveja e a moqueca por contra própria.

Depois da moqueca outros rótulos serão produzidos na Alemanha, nos Estados Unidos e na Argentina para harmonização com pratos típicos de cada país.

MERCADO - O consumo e a produção de cerveja artesanal estão crescendo no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Cerveja, essas bebidas chamadas de "especiais" ocupam 5% do mercado e têm previsão de dobrar o número de vendas nos próximos cinco anos.

Allan, que profissionalmente como beer sommelier já visitou 39 países, enfatiza a pouca existência no Brasil de ciência sobre a harmonização de cerveja com comida, assim como a divulgação da relação da bebida com o alimento. "Queremos ensinar as pessoas sobre a harmonização, tendo como ferramenta a desconstrução dos pratos e das cervejas", ressalta Allan.

Segundo ele, a perspectiva de crescimento do mercado das cervejas artesanais no Brasil e no mundo faz com que novos nichos de negócios, produtos e conceitos surjam neste meio. "O mercado cervejeiro passará a fabricar bebidas que tenham a gastronomia como pano de fundo. O Projeto Brasii surge como um divisor de águas", aposta o beer sommelier.

CHEFS RENOMADOS - Devido ao seu cunho educacional, o Projeto Brasii contará com a participação de chefs renomados - de diferentes países e regiões - para assinar as receitas de cerveja e de comida.

A versão do Projeto Brasii - Moqueca terá a receita da cerveja assinada pelo cervejeiro André Junqueira - da cervejaria de vanguarda Morada, reconhecida internacionalmente. Já a receita da moqueca no rótulo será assinada por, Paulino da Costa, chef premiado de Belém do Pará, com talento especial com frutos do Mar. "A composição de especialistas no Projeto engrandece a ideia e ajuda a propagar o seu conceito educacional e livre", finaliza Allan.

No projeto Brasii a sinergia entre os cervejeiros e chefs levará o consumidor a uma experiência única de sabores específicos que ressoam quando cerveja e comida são combinados.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade