PUBLICIDADE

DINO

Programas de sustentabilidade corporativa trazem benefícios a empresas, funcionários e clientes

27 set 2016 - 09h56
Compartilhar
Exibir comentários

Se antes os temas sustentabilidade e preservação ambiental eram ignorados pelo poder público e pelas corporações, hoje já é determinante pensar nas próximas gerações e adotar práticas que garantam o futuro do planeta. Parâmetros, métricas e regras foram criadas ao longo dos anos a fim de atingir o objetivo comum de poupar ao máximo o meio ambiente das ações das empresas.

"Sustentabilidade nas organizações está relacionada à credibilidade, tanto nas ações de competitividade quanto nas de responsabilidade social. Assumindo o compromisso de proteger e elevar o futuro das pessoas que trabalham na organização e da comunidade na qual está inserida, atende ao crescimento integral e sistêmico", ressalta a coach e palestrante Allessandra Ferreira, da AlleaoLado.

Entre os rankings que mostram as melhores práticas de sustentabilidade corporativa, o canadense The Global 100 (http://www.corporateknights.com/reports/2016-global-100/2016-global-100-results-14533333/), divulgado pela publicação Corporate Knights todos os anos desde 2005, nos dá um panorama sobre quais empresas servem de inspiração como modelo de gestão nesse quesito.

Ótimos exemplos, as companhias citadas, como BMW, Dassault e Outotec - top 3 em 2016 - mostram como implementar um projeto de sustentabilidade, seguindo alguns passos importantes para que realmente tenha efeitos positivos. Mesmo no Brasil, há exemplos de empresas que também seguem esse caminho com iniciativas pioneiras em seus setores.

Prédio sustentável

Painel de energia solar, com telhas de cor e material que refletem o calor, assim reduzindo o uso de ar condicionado, um sistema de captação da água da chuva para reuso, inserção de arejadores nas 35 torneiras (diminuindo o consumo em 50%) e até mesmo uma descarga regulada de forma diferente para dejetos sólidos e líquidos. Esses são alguns dos atributos do prédio sustentável que a Reis Office, empresa especializada em soluções de impressão e digitalização, construiu para ser sua sede em Guarulhos (SP).

"A melhora no ambiente de trabalho foi excelente, com 25% de economia com as ações implementadas, mas o destaque fica para a conscientização que se deu com todos os colaboradores sobre a importância de pensar no futuro do planeta", ressalta Rodrigo Reis, sócio e diretor de projetos da Reis Office.

Transporte por bicicleta

Preocupada com o impacto ambiental nas entregas de seus pedidos, a Giuliana Flores, maior e-commerce de flores e presentes do país, inovou e adotou, a bicicleta para levar encomendas para alguns bairros de São Paulo. O serviço é fruto da parceria com a Courrieros, especializada neste projeto. De acordo com cálculos da companhia, cada quilômetro rodado com a bicicleta poupa o consumo de 50 a 100 ml de gasolina e evita a emissão de 90 gramas de gás carbônico na atmosfera.

"Decidimos investir nesse projeto a fim de contribuir para uma cidade mais limpa e saudável, evitando a emissão de gás carbônico e poluentes na atmosfera graças à não utilização de combustíveis de fontes não renováveis. Os maiores benefícios em mais de um ano de experiência são a economia com a manutenção e abastecimento, já que não utiliza nenhum tipo de combustível. A agilidade também foi um ponto importante nesse serviço de entregas", afirma Juliano Souza, diretor de marketing da Giuliana Flores.

Os três R's

A Access, uma empresa americana de gestão de documentos e informação, adotou a prática sustentável desde sua fundação, baseada em três princípios básico: reduzir, reutilizar e reciclar. O envolvimento dos colaboradores no projeto de Gestão Ambiental se deu por meio de campanhas internas, exposição de cartazes informativos e treinamentos sobre o destino correto a ser dado a cada tipo de material.

"Incentivamos o colaborador a exercer ações sustentáveis não somente porque são sugeridas, mas porque acredita que essas atitudes são imprescindíveis para a preservação do planeta. Como uma empresa que nasceu e se desenvolveu a partir da inovação tecnológica, faz parte da nossa natureza praticar o sustentável para que o essencial dure para sempre", ressalta Inon Neves, Country Manager Brasil da Access.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade