PUBLICIDADE

Profissionais felizes e focados são menos propícios a sofrerem acidentes de trabalho: saiba como encontrá-los

28 nov 2016 - 15h12
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil é o quarto no mundo em acidentes de trabalho, com mais de 700 mil casos registrados por ano, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). E o valor pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em benefícios por acidente de trabalho entre 2007 e 2015 foi cerca de R$ 70 bilhões, para os mais de cinco milhões de casos ocorridos. Quase metade acabou em morte, invalidez permanente ou afastamento temporário do emprego.

Mas onde será que as organizações estão falhando para que esses números sejam tão altos? No Dia do Técnico em Segurança do Trabalho, lembrado neste domingo (27), o consultor da ETALENT (www.etalent.com.br) Ricardo Gnone alertou que, além da fiscalização dos ambientes e condições de trabalho, e da conscientização dos colaboradores, as organizações devem dar atenção ao comportamento dos profissionais que são contratados para exercer funções de alto risco. Fatores como ansiedade, distração, insegurança e negligência costumam contribuir com os acidentes. "O perfil comportamental do profissional pode ser mais um fator de contribuição para a redução do risco de acidentes de trabalho. Profissionais que tenham características comportamentais como concentração, voltadas para processos e métodos, orientadas a tarefas e a regras tendem a não serem vulneráveis a ações ou atitudes de risco", afirma o consultor.

Para auxiliar na escolha dos profissionais adequados às funções de risco e contribuir com a redução dos acidentes de trabalho, Gnone sugere o uso do sistema Etalent Pro (www.etalent.pro) como medida rápida e eficaz. "Pessoa certa no lugar certo é fundamental, principalmente pelo aspecto comportamental. Nossas soluções começam pela arquitetura do cargo, ponto-chave de todo o processo. Daí em diante a área de recrutamento e seleção pode ter um parâmetro não só dos conhecimentos e habilidades, mas de quais candidatos têm o comportamento adequado para a atividade", explica.

A plataforma também oferece uma gama de soluções voltadas para o processo de desenvolvimento comportamental dos profissionais que já fazem parte da organização. "Temos ferramentas de webcoaching e workshops presenciais com foco no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. Quando colocamos nossos talentos a serviço de nossas atividades profissionais nos tornamos mais felizes e produtivos", conclui Ricardo Gnone.

Com as soluções do sistema Etalent Pro para os processos de seleção e desenvolvimento, as organizações investem na preservação de vidas e no aumento da produtividade de suas equipes.

Sobre a ETALENT

A ETALENT (www.etalent.com.br) é uma empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento. Desde 1987 vem desenvolvendo um conjunto de soluções inovadoras para potencializar o talento das pessoas e os resultados de organizações de pequeno, médio e grande porte. A empresa conta com uma equipe de 60 colaboradores e um universo de dois mil clientes, dentre eles Petrobras, Magazine Luiza, Coca-Cola, Vivo, Oi, Embratel e Rede Globo. Ao longo dos últimos anos, a ETALENT se consolidou como uma das líderes no desenvolvimento de projetos de atração, educação, gestão e manutenção de pessoas.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade