PUBLICIDADE

Petição pede estabilidade para profissionais acima de 50 anos

Coach de carreira lança petição para defender direito de pessoas com mais de 50 anos

20 abr 2017 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado de trabalho para profissionais com mais de 50 anos é acirrado. Conquistar uma vaga de emprego nessa faixa etária não é trivial. Porém, de acordo com Bruno Cunha, headhunter e coach de carreira da Pontus Consultoria (www.pontus.com.br), esses profissionais ainda podem agregar muito ao mercado.

Foto: DINO

"Pessoas com essa faixa etária podem contribuir muito para empresas privadas, pois carregam, além de sua formação, bagagem cultural, profissional e pessoal, que certamente agregam valores a empresas e à sociedade", diz.

Há 12 anos atuando como headhunter e coach de carreira, Cunha soma mais de 10 mil horas de aconselhamento profissional. Graças a isso, pode perceber dificuldade de empregabilidade enfrentada pelos profissionais acima de 50 anos, geralmente trocados por mão de obra mais jovem e barata.

Segundo pesquisa da Catho, 89,2% dos profissionais estão saindo do mercado de trabalho com uma idade média de 51 anos por esse motivo. Desses, 59,8% estão motivados a continuarem trabalhando. "A recolocação, no entanto, não está fácil, prejudicando o plano de aposentadoria baseado no tempo de trabalho, principalmente com a reforma da previdência", explica Cunha.

Segundo o headhunter, diferentemente da garantia de emprego (estabilidade) existente na área pública, a área privada vem alimentando a obsolescência destes profissionais por questões financeiras em busca de mão de obra mais em conta.

"Após estudos, notei que uma possível saída seria a criação de uma lei de cotas para estes profissionais, permitindo aos mesmos uma aposentadoria digna e com possibilidades reais de conquista", observa o Cunha, que criou a petição Garantia de Empregabilidade para Profissionais Acima de 50 Anos pela Avaaz. A meta é chegar a mais de 1.000 milhão de assinaturas.

Conheça as vantagens de contratar profissionais mais experientes

Não dá para negar: pessoas com mais de 50 anos têm uma visão de vida mais madura, além de características como gentileza, cortesia e paciência, não muito comuns aos mais jovens.

Por isso, são ideais para mentoria de funcionários mais jovens, processos de treinamento e cargos de gestão.

Ser mais velho não significa parar no tempo. É plenamente possível que um profissional mais maduro seja atualizado em seu currículo e também digitalmente, participando de redes sociais e entendendo de processos tecnológicos dentro de uma empresa.

Além disso, com mais idade, temos mais equilíbrio e zelo para desempenhar algumas funções. A tomada de decisões em uma empresa pode ser feita com mais segurança por pessoas mais experientes, ou seja, que possuem maior bagagem de mercado.

Você tem mais de 50 anos? Veja como se recolocar no mercado de trabalho

Enquanto a petição não vira projeto de lei, o jeito para o profissional com mais de 50 anos que deseja se recolocar no mercado é investirem em si mesmo. "Tenha sempre em mente que você ainda é jovem. Com o aumento da expectativa de vida, ter 50 anos significa ter ainda muito tempo de vida para realizar os sonhos", observa Cunha.

É preciso ver a idade como um ponto positivo, um ponto que lhe agregará experiência, desde que você esteja atualizado em sua área. Por isso, invista em cursos que agreguem sua formação e área de atuação.

Esteja online, tenha perfil no LinkedIn e use as redes sociais com cuidado, com objetivo de sempre fazer networking. Seu currículo precisa estar sempre atualizado. Um coach de carreira pode lhe ajudar com essa tarefa.

Em uma entrevista, mostre que você sabe trabalhar em equipe, que carrega experiências e aprendizados anteriores à função que deseja desempenhar. A idade proporciona não apenas maturidade e experiência, como responsabilidade, equilíbrio e visões mais realista do mundo. "Deixe que o gestor perceba as vantagens em lhe contratar, cuide da aparência e jamais minta sua idade", aconselha o profissional.

O profissional que deseja se recolocar no mercado de trabalho não pode ser muito seletivo - muitas vezes, será preciso aceitar entrar em uma empresa ganhando abaixo do desejado. Mas com o tempo, se você mostrar seus valores e pontos positivos, é possível que cresça bem rápido.

"Com esta causa não queremos garantia de emprego, queremos apenas dar a chance da construção real de uma aposentadoria acompanhada consequentemente da longevidade, do bem-estar psíquico e social do ser humano, e assim ressignificar o conceito do que é Terceira Idade em nossa sociedade. Afinal, o que faz um indivíduo incapaz é o não estar em movimento", diz Bruno Cunha. Para contribuir com a causa, basta assinar a petição em http://migre.me/wszDt.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade