PUBLICIDADE

DINO

Orquestra Sinfônica do México inicia turnê pelo Brasil

27 set 2016 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários

A Orquestra Sinfônica de Xalapa, capital do estado de Veracruz, no México, faz sua primeira turnê pelo Brasil agora em outubro. Com um regente brasileiro à frente, este grupo de 94 músicos e mais 12 pessoas da organização desembarcam no próximo dia 5 de outubro no Recife (PE) onde fazem o primeiro concerto no dia 07, no Teatro Guararapes.

Foto: DINO

No dia seguinte (08), eles se apresentam em João Pessoa (PB), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, do Espaço Cultural José Lins do Rego. Dia 09, em Natal (RN), no Teatro Riachuelo, dia 12 no Rio de Janeiro (RJ), no Theatro Municipal, e, terminando a temporada, dia 15, em São Paulo (SP), na Sala São Paulo.

Sob regência do maestro Lanfranco Marcelletti, brasileiro que comanda a orquestra desde 2012, a OSX traz um que repertório homenageia Brasil e México. O programa é dividido em duas partes. A primeira traz uma peça do compositor brasileiro Marlos Nobre e outra do mexicano Silvestre Revueltas. Já a segunda parte será dedicada à música de Claude Debussy e Richard Strauss.

De acordo com Lanfranco Marcelletti, que regeu orquestras no Brasil, Estados Unidos, Chile, Itália, Espanha e Suiça, entre outros, a turnê era um sonho acalentado há anos pelos músicos. "Sou brasileiro e meu sonho era levar a orquestra para o Brasil para que nossos músicos mexicanos pudessem conhecer o país. A OSX é uma grande orquestra e quero fazê-la conhecida onde for possível", comenta.

Com apresentações em países como Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Guatemala, a OSX foi aclamada como a "principal embaixadora da criatividade e da música mexicana". Alguns solistas de renome internacional, como Plácido Domingo, Claudio Arrau, Mstislaw Rostropovitch, Emil Gilels, Ruggiero Ricci, Jorge Federico Osorio e Javier Camarena já participaram de concertos na orquestra, uma das mais conhecidas do México.

No Brasil, além de concertos formais- em que será executado este repertório de música sinfônica brasileira, mexicana e universal, serão realizadas oficinas de instrumentos e música de câmara em instituições de ensino, como o Instituto Baccarelli, em São Paulo, e a Orquestra Criança Cidadã, no Recife.

"Pensamos em trazer a Orquestra também para que houvesse esse intercâmbio cultural, em que os músicos conheçam alguns projetos sociais ligados à música e deixassem um pouco de conhecimento para as crianças e adolescentes brasileiros. Além disso, é uma grande oportunidade do público ouvir, pela primeira vez, peças do repertório sinfônico mexicano", explica Ludmila Portela, da Verbo Assessoria, empresa que se associou à Tangram Cultural na realização desta empreitada.

O Repertório

O maestro Lanfranco Marcelletti montou um repertório especial para essa turnê, com peças da música clássica brasileira, mexicana e mundial. "Queria mostrar um programa variado e que pudesse exibir toda a capacidade da OSX", explica.

Primeira parte:

"Passacaglia" (1977),do compositor brasileiro, Marlos Nobre (1939).

"Redes", do mexicano Silvestre Revueltas (1899-1940), para o filme de mesmo nome.

Segunda parte:

"Prelúdio para a tarde de um fauno", do compositor francês Claude Debussy (1862-1918).

"Suíte da ópera O Cavalheiro da Rosa", do compositor alemão Richard Strauss (1864-1949).

Programação

Recife - 07/10 - Teatro Guararapes - 21h

João Pessoa - 08/10 - Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego - 20h30

Natal - 09/10 - Teatro Riachuelo - 19h30

Rio de Janeiro - 12/10 - Theatro Municipal do Rio de Janeiro - 18h

São Paulo - 15/10 - Sala São Paulo - 21h

Informações:

https://www.facebook.com/turnebrasil2016

Instagram:

@osxturnebrasil

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade