PUBLICIDADE

"Observando Embu das Artes" reúne políticos e moradores para pensar sustentabilidade

Evento teve debate, oficina de reciclagem, degustação de frutas e doação de mudas nativas

1 dez 2016 - 16h18
Compartilhar
Exibir comentários

A tarde do último sábado (26) foi especial para Embu das Artes, município da Grande São Paulo. O evento socioambiental "Observando Embu das Artes", realizado no Parque do Lago Francisco Rizzo por moradores em parceria com entidades, promoveu sensibilização para o meio ambiente, por meio de debate político com os vereadores recém-eleitos, oficina de reciclagem em garrafa pet, apresentação e degustação de frutas nativas e doação de mudas de Mata Atlântica.

Foto: DINO

No quadro político, intermediado por Rodolfo Almeida, presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE), compareceram os vereadores: Rosângela Santos (PT), Danilo Daniboy (PRB), Índio Silva e seu assessor Alex (PRB) e Joãozinho da Farmácia (PR).

Em clima amigável, eles comentaram suas opiniões e ideias de projetos para o município, em relação aos temas: geração de renda sustentável, resíduos, enchentes e preservação do meio ambiente.

Os vereadores se mostraram favoráveis à adoção de práticas sustentáveis para a cidade e se colocaram à disposição para trabalharem juntos aos movimentos sociais, para projetos e leis que assegurem a implantação de melhores medidas para o município.

Rosângela ressaltou a importância de incentivar a coleta seletiva em toda a cidade e a realização de parcerias com as cooperativas de reciclagem, a fim de favorecer os empregos e a destinação adequada de resíduos: "tem muitos empreendimentos de moradia na cidade com sistema de coleta, mas as pessoas não são incentivadas a isso, tem que ter maior divulgação das informações".

Danilo lembrou a importância da educação ambiental para a sociedade: "partindo do princípio que estamos acostumados a um cotidiano, as mudanças [na sociedade] precisam ser gradativas, começar trabalhos na creche, escola municipal, até chegar nas escolas estaduais", comenta o vereador.

Alex Rodrigues, representante do vereador Índio Silva, reforçou a opinião dos colegas quanto à coleta: "não adianta a pessoa começar [a coleta] na casa dela e não ter a destinação. A alternativa está em ampliar pontos de coleta e de reciclagem. O vereador Índio tem estudado possibilidades para reduzir também resíduos da construção civil, que trará desenvolvimento tecnológico e investimento no cidadão embuense."

Joãozinho da Farmácia reforçou a importância da educação ambiental para que as verbas públicas destinadas ao ambiente possam ser aproveitadas em áreas como saúde e saneamento básico. "Não podemos só pensar em captar em um lado e esquecer o outro. No Santo Antônio não tem água canalizada e temos muito problema com esgoto a céu aberto".

Ao final do debate, os políticos foram presenteados com uma muda nativa de aroeira pimenteira e um chaveiro, como símbolo de geração de renda pelo artesanato.

Também se pronunciaram e apoiaram a causa: Sofia Simão, do Conselho Municipal da Segurança, Octacílio Alves, da Associação Rotary, Dr. Almir, do Partido Ecológico Nacional (PEN).

A Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu esteve representada por seu vice-presidente Edson Benotti.

Nas oficinas, crianças e adultos aprenderam a fazer horta vertical, com mudinhas de hortaliças, e brinquedos, como o biboque.

A penúltima apresentação ficou por conta da palestra para apresentação e degustação de frutas nativas de Mata Atlântica e Cerrado. Bello, do sítio do Bello, agraciou o público com informações e sabores das frutas: acerola, azedinha, araçá boi, cambuci, peludinha e fruta do lobo.

Para finalizar com chave de ouro, doação de mudas nativas aroeiras pimenteiras, fornecidas pela SOS Mata Atlântica, e mudas frutíferas nativas, como: grumixama, araçá, pitanga, fruta do lobo, graviola, jenipapo, pitanga roxa, fornecidas pelo Sítio do Bello.

O evento teve a iniciativa de Hilka Caldi e Hilcer Balsi, em parceria com voluntários e com as entidades SEAE, Sítio do Bello, SOS Mata Atlântica e TV das Artes, que fez a cobertura dos principais momentos da programação.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade