PUBLICIDADE

DINO

Obrigatoriedade legal da certificação FBB-300 para Correspondentes Bancários

26 ago 2016 - 12h44
Compartilhar
Exibir comentários

A resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil modificou e consolidou as normas para contratação de correspondentes bancários pelo sistema bancário nacional.

Foto: DINO

A referida resolução também normatizou em seu artigo 12º que o contrato entre o correspondente e a instituição financeira deverá conter a previsão para que os integrantes da equipe do correspondente bancário, que atendam clientes de operações creditícias ou arrendamento mercantil, sejam aprovados em prova de certificação organizada por instituição de comprovada capacidade técnica.

A norma reguladora também especificou no § 2º que a certificação tratada no referido artigo deve basear-se no processo de capacitação que faça a abordagem, no mínimo, dos aspectos técnicos das operações, da regulamentação aplicável, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ética e ouvidoria.

A instituição com reconhecida competência técnica escolhida pelo BACEN para promover esta certificação (FBB-300) foi a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos.

A certificação FBB 300 , objetiva habilitar os correspondentes bancários que pretendam atuar na comercialização de produtos abrangidos por esta regulamentação entre os quais o CDC - crédito direto ao consumidor, o financiamento de automóveis ou o crédito consignado com desconto em folha, ou seja, linhas de crédito com garantias quirografárias ou real.

O Exame FBB-300 é composto de 60 questões e coordenado pela Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN em dezenas de localidades do país, a cada semana.

Existe a possibilidade de certificar-se parcialmente apenas para os produtos creditícios como consignação em folha de pagamento, CDC ou financiamento de automóveis. Nesta hipótese, a prova terá apenas 50 questões. No entanto, nossa experiência indica que por ser um exame mais específico, torna-se mais difícil certifica-se por módulos do que realizar uma certificação integral.

O conteúdo programático da certificação FBB-300 envolve informações genéricas sobre o S.F.N. - Sistema Financeiro Nacional e atividade de atuação do Correspondente bancário entre os quais:

a) Estrutura do S.F.N. regulamentação da atividade do correspondente bancário;

b) Cálculos do Custo Efetivo Total - CET;

c) Regulamentação sobre cobrança de tarifas;

d) Regras do sigilo bancário;

e) Tributação;

f) Crimes de lavagem de dinheiro;

g) Introdução à matemática financeira;

h) Relacionamento com o Consumidor Bancário: Defesa e Proteção do consumidor; Ética no atendimento;

i) Código de autorregulação bancária;

j) Informações específicas sobre crédito e financiamento de automóveis;

k) Conhecimentos específicos sobre consignação em folha de pagamento;

O I.F.B. - Instituto de Formação Bancária é uma entidade nacional de formação para as certificações FBB-300 Correspondente Bancário Febraban. Além das certificações CPA 10, CPA 20 e CEA Anbima.

O IFB apresenta taxa de sucesso em aprovar para as certificações FBB-300 superior a 85% (oitenta e cinco por cento), opera em 35 (trinta e cinco) grandes polos regionais, e passaram por suas turmas mais de 3.800 (três mil e oitocentos) profissionais certificados.

O IFB apresenta diferencial competitivo em sua estrutura de educadores financeiros, todos experientes profissionais com ampla e comprovada atuação no Mercado Bancário, Financeiro e de Capitais.

Todos os cursos são dotados de seguro reprovação, onde caso o estudante não seja aprovado, poderá inscrever-se em novas turmas sem quaisquer custos adicionais.

informações sobre a certificação FBB-300, poderão ser obtidas no site do Instituto de Formação Bancária , pelo fone 4004-0435 - ramal 4505 (custo de ligação local) ou e-mail cursos@ifb.net.br.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade