PUBLICIDADE

Nelly Candeias: exemplo de empreendedorismo e realização

2 dez 2016 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

"Felicidade - a vida de Nelly Martins Ferreira Candeias", o novo livro do escritor Ricardo Viveiros, conta a história da paulistana que, aos 86 anos, preside o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, trabalha com muita disposição e faz planos para o futuro. "Ela fugiu do destino de muitas de suas colegas de escola: ser apenas a esposa de um bem-sucedido homem de negócios", afirma Ricardo Viveiros. Por seu perfil pessoal, Nelly sempre desejou fazer diferente.

Foto: DINO

Aos 33 anos, depois de ser influenciada por um grupo de intelectuais, Nelly decidiu empreender carreira acadêmica. Graduou-se em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), na qual também é pós-graduada. Fez curso de Especialização em Dinâmica Populacional, na Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP. Aprimorou-se no exterior, conheceu países e pessoas interessantes. Professora titular da faculdade onde se formou, brilhou no meio acadêmico nacional e internacional.

Ricardo Viveiros frisa que Nelly é uma pioneira em muitos sentidos. Sua vivência internacional na área de Saúde Pública lhe garantiu diversos títulos outorgados por renomadas faculdades do Exterior. Foi também a credencial para se tornar consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde.

"Sua história é marcada pelo desafio. Ela encontrou o amor aos 18 anos, uma paixão que a uniu durante toda a vida com um promissor cientista português, José Alberto Neves Candeias, que mais tarde faria brilhante carreira na Universidade de São Paulo (USP), como pioneiro nos estudos de virologia", afirma.

Em 2002, tornou-se a primeira mulher a presidir o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, cargo que ocupa até hoje. Para isso, precisou vencer imensos desafios. "Transformou a centenária e respeitada agremiação em um centro polarizador da cultura e das artes, valorizando a história do Estado de São Paulo em toda a sua diversidade e pluralidade", relata Viveiros.

"Este livro é um instante mágico que une o passado, o presente e o futuro. Sua leitura é uma oportunidade de dar graças à vida. De não ter arrependimento do passado e viver o presente com liberdade, ética, trabalho e esperança, além de olhar, sempre com coragem, para o futuro", enfatiza Ricardo Viveiros, explicando. A vida de Nelly é uma trajetória de esperança, coragem, sonhos, trabalho e luta. O livro será lançado no dia 6/12, às 19 horas, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Haverá sessão de autógrafos do autor e da biografada.

Ricardo Viveiros, jornalista e escritor, que completa 51 anos de carreira em 2016, nasceu no Rio de Janeiro em 1950, mas vive em São Paulo desde 1976. Trabalhou em jornais, revistas, rádios, TVs e agências de notícias, conquistou importantes prêmios, no Brasil e no exterior, dentre eles o da ONU, no Ano Internacional da Paz (1986), por um conjunto de matérias sobre direitos humanos, e duas vezes o Esso de Jornalismo (em equipe). É articulista em importantes jornais e revistas, nacionais e internacionais.

Foi, por oito anos, Jornalista-Chefe da Assessoria de Comunicação da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP-CIESP) e Diretor de Redação da Revista da Indústria. É presidente da Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A), agência de Jornalismo Institucional que fundou há 29 anos e que está entre as maiores e mais respeitadas do País.

Ricardo Viveiros, que tem o título de "Notório Saber", em nível de doutorado, pela Universidade Mackenzie, é membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Integra, também, o Conselho Científico do Portal CBC - Cartografia do Brasileirismo Comunicacional, canal de difusão cognitiva e divulgação acadêmica mantido pela Cátedra UNESCO-UMESP de Comunicação e POSCOM / Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da UME-SP, em parceria com Intercom / Confibercom / Alaic / Ciespal.

O biógrafo de Nelly Candeias escreveu 37 livros em diferentes gêneros, como biografias, poesia, reportagem, comunicação, história, artes plásticas, crônicas e infantojuvenis. Vários de seus títulos conquistaram prêmios e alcançaram muitas edições, alguns foram traduzidos para o inglês, espanhol, alemão e italiano.

Serviço

Livro: Felicidade - a vida de Nelly Martins Ferreira Candeias

Autor: Ricardo Viveiros

Editora: Azulsol

Número de páginas: 256

Preço: R$ 100,00

Data de lançamento: 6/12

Horário: 19h

Local: Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis

Endereço: Av. Higienópolis, 618, Consolação, São Paulo/SP

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade