PUBLICIDADE

DINO

Metas de Ano Novo: 5 dicas essenciais para estabelecer objetivos e superar o dilema de Alice

28 dez 2016 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários

Quantas pessoas e empresários, atualmente, estão diante da mesma pergunta que incomoda a personagem Alice, do famoso livro escrito por Lewis Carrol? Precisam escolher um caminho profissional e de negócios, diante das opções que estão diante de si, mas, efetivamente, estão com um problema anterior que é: ainda não definiram aonde querem chegar. Ou seja, não possuem objetivos ou metas, sejam de vida, de carreira ou de mercado.

Foto: DINO

"Fazer um curso, uma viagem, casar, realizar investimentos, contratar novos colaboradores ou ter um negócio próprio são exemplos de alguns dos caminhos possíveis, com impactos imediatos e de longo prazo. Por isso, é preciso ter clareza dos objetivos e das etapas que contribuirão para atingi-los, pois, a escolha de uma ação, em vários casos, impede ou posterga outras opções", explica o Prof. Randes Enes, Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total, coach, consultor de empresas e professor da FGV nas áreas de gestão de pessoas, estratégia, marketing e vendas. "Não dá para ser como Alice e não definir aonde se quer chegar", exemplifica o consultor.

Para superar esse dilema, o Prof. Randes Enes nos apresenta cinco dicas essenciais que contribuem para definição dos objetivos. "Esta fase precede as ações, e integra o planejamento estratégico utilizado pelas pessoas e empresas de sucesso", ressalta o professor.

Confira as cinco dicas:

1- Seja específico: quanto mais detalhado for o objetivo, melhor será a compreensão e maiores a chance de ser atingido. Esta etapa envolve entender quem estará envolvido, o período, as restrições na execução e os benefícios imediatos.

2- Seja mensurável: defina um objetivo possível de ser mensurável e estabeleça quais são as ferramentas que irão contribuir para aferir e monitorar o alcance do objetivo.

3- Seja atingível: o objetivo pode ser agressivo, mas nunca impossível de atingir, pois muitas dificuldades causam frustração e desânimo. Por isso, é possível também estabelecer quais as etapas do processo até o objetivo ser alcançado e as metas intermediárias.

4- Seja realista: avalie se o objetivo está alinhado com os valores, a missão da empresa e com o bem-estar das pessoas e da equipe envolvidas.

5- Determine um prazo para que o objetivo seja atingido: este período não deve ser tão curto que torne o objetivo impossível de ser alcançado e nem tão longo que cause uma dispersão da iniciativa com o tempo.

Sobre o Prof. Randes Enes

Tem 23 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais sendo suas últimas posições como Diretor de Relacionamento e Diretor de Marketing e Inovação no segmento de cosméticos e Oil & Gas. Exerce suas habilidades como consultor executivo, coach e palestrante nas principais empresas do país. Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total (UFF/RJ), possui três MBAs, sendo em Organizações e Estratégia (UFF/RJ), Gestão de Negócios e Projetos (ISCTE/Lisboa) e Marketing de Varejo (FGV).

Há 10 anos atua como docente na FGV em Estratégia, Pessoas, Marketing e Vendas nos Programas de MBA, Pós-ADM, CADEMP, In Company e On-line. Possui certificação em coaching pelo PBC® Institute, é membro da ICF Global (International Global Federation) e da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals).

Realizou diversas reportagens e artigos nacionais e internacionais sobre Gestão Empresarial e Espiritualidade Corporativa.

Lançou o livro "EMPRESA ESPIRITUALMENTE DIRIGIDA: COMO A SUA ORGANIZAÇÃO PODE SE TORNAR UMA DAS 10 MELHORES PARA SE TRABALHAR", no qual aborda a gestão de pessoas e analisa como as empresas e os profissionais podem compartilhar uma visão alinhada de valores humanos, entre eles felicidade, satisfação, bem-estar, vitalidade e entusiasmo.

Acompanhe o Prof. Randes Enes nas mídias sociais:

YouTube: youtube.com.br/profrandes

Fanpage: facebook.com/profrandes.com.br

Linkedin: linkedin.com/in/profrandes/pt

Instagram: instagram.com/profrandes

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade