PUBLICIDADE

Mês do livro movimenta empresas e instituições em Belo Horizonte

Comemorada mundialmente no dia 23 de abril, data é marcada por homenagens e campanhas de incentivo à leitura

20 abr 2017 - 16h09
Compartilhar
Exibir comentários

Em 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro, uma homenagem a célebres escritores: Miguel de Cervantes, autor do clássico Dom Quixote; o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare e o cronista e escritor peruano de ascendência espanhola Inca Garcilaso, todos falecidos na mesma data em 1616. A data movimenta escolas, universidade e o mercado editorial no país, que tem um público de 104,7 milhões de leitores, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope em 2016.

O Instituto Cervantes BH (ICBH), órgão oficial do governo da Espanha, referência no ensino do espanhol e presente em 46 países do mundo, vai celebrar, pela primeira vez, o Dia da Língua Espanhola como forma de homenagear Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso. "São célebres escritores e autores de grandes clássicos da língua espanhola. Nada mais significativo que comemorar o Dia da Língua Espanhola neste dia do livro", comenta o diretor do Instituto Cervantes BH, Luis Javier Ruiz Sierra.

No dia 27, quinta-feira, das 19h às 20h, a professora Beatriz Lima vai ministrar palestra durante o encontro cultural "Salvador Dalí, o Pintor dos Sonhos". O público é convidado a conhecer um pouco sobre a vida do renomado e multifacetado Salvador Dalí, o artista mais popular do surrealismo que deixou sua peculiar marca não somente na pintura, mas também no mundo da ilustração, das esculturas, joias, cenários, desenho, publicidade e do cinema.

No dia 29 de abril, a partir das 10h, o Cervantes vai realizar a Jornada de Portas Abertas. Nesse momento, o ICBH vai apresentar para os visitantes alguns dos serviços e trabalhos desenvolvidos pelo Instituto como o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (Dele), o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola (Siele), a Aula Virtual de Espanhol (AVE Global) e visitar a biblioteca. Durante a jornada, a professora Beatriz Lima também vai promover um bate-papo e apresentar informações sobre o Documento oficial do Instituto Cervantes "Espanhol como Língua Viva" com dados e informações recentes do espanhol no mundo.

Já o supermercado e padaria Verdemar aproveita a comemoração do Dia do Livro Infantil, 18 de abril, para promover uma campanha de doação de livros infantis. Até o dia 20 deste mês, as unidades da rede receberão, em suas frentes de caixa (SAC), livros de literatura infantil que serão posteriormente doados a instituições assistenciais de Belo Horizonte.

"Como a data é uma homenagem a Monteiro Lobato, autor que encantou infâncias com seus contos do Sítio do Pica Pau Amarelo, decidimos promover essa campanha para que mais crianças tenham a oportunidade de soltar a imaginação com um bom livro", afirma Camila Andrade, gerente de Marketing da rede.

Dos clássicos aos "youtubers" - Publicado pela primeira vez em 1612, Dom Quixote é um dos livros mais vendidos da história, com cerca de 500 milhões de unidades estimadas. Mesmo com a força dos clássicos, quem está dominando o mercado editorial nacional são os jovens "youtubers". Em 2016, os influenciadores digitais venderam mais de 1 milhão de exemplares, salvando as editoras da queda em vendas decorrente da crise.

Os livros possuem geralmente um tom autobiográfico, com forte apelo ao público infantojuvenil, falando sobre erros e acertos da adolescência e dificuldades nessa fase da vida. Mas alguns deles já se arriscam até mesmo na literatura de fantasia, como o "youtuber" Marco Túlio, do canal Authentic Games. Com mais de 9 milhões de seguidores, o jovem lançou, pela Astral Cultural, sua autobiografia, Authentic Games - Vivendo uma vida autêntica, e uma trilogia inspirada no universo do jogo Minecraft.

O último volume da trilogia, Authenticgames - A Batalha Contra Ender Dragon, foi lançado em fevereiro deste ano, e a expectativa é que acompanhe o sucesso dos dois primeiros, que bateram a marca de 400 mil unidades comercializadas.

Ler para aprender - A aprendizagem das crianças caminha lado a lado com os livros. Nesse sentido, o Coleguium Rede de Ensino desenvolve uma série de projetos na Educação Infantil que fomentam a leitura. Um exemplo é a personagem Dona Livrolina, uma ex-bibliotecária aposentada que se apresenta às crianças no início do ano letivo, lhes presenteando com um baú repleto de histórias de fadas, príncipes e bruxas de sua antiga biblioteca. "A partir da visita de Dona Livrolina, as crianças começam a prestar mais atenção nos contos, que as levam para um mundo da leitura e são convidadas a ouvir e ler histórias em casa também, contando com a participação das famílias", afirma Daniella Maia, coordenadora geral dos ensinos Infantil e Fundamental 1 do Coleguium Rede de Ensino.

Outro projeto que motiva a leitura entre as crianças é o "Caligrafia de Dona Sofia", uma personagem professora aposentada, com bela caligrafia, apaixonada por poemas. Ela dedica sua vida à divulgação da poesia por meio do envio de cartas aos moradores de sua cidade. "O Coleguium diferencia-se na proposta pedagógica para a Educação Infantil principalmente pelo seu pioneirismo na formulação de projetos que privilegiam o lúdico, o movimento, a interatividade, a socialização, a fantasia e a aprendizagem de conceitos fundantes pela criança", acrescenta Daniella.

Neste ano, o Coleguium implantou mais um projeto: o "Laboratório Inteligência de Vida", que visa ensinar os alunos a lidar com emoções, interagir com pessoas diferentes, trabalhar em equipe, ter iniciativa, entre outras características fundamentais não aprendidas em aulas convencionais. Para absorver esses conteúdos, os livros são fundamentais. "Para os três primeiros anos do ensino fundamental, trabalhamos com o livro A Caixa do Tomás, uma parceria entre a autora de livros infantis Blandina Franco, o ilustrador Carlos Lollo e a Eleva Educação. A obra vai balizar grande parte das aulas durante essa etapa de conexão com as emoções dos alunos. Em cada capítulo, o protagonista - o lobinho Tomás - é acometido por diferentes sentimentos, como medo, ciúme, coragem, amor, tristeza, entre outros", explica Daniella Maia.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade