PUBLICIDADE

Livro Investigação sobre o possível analisa o que pode vir a ser verdade no futuro, do ponto de vista da filosofia

28 jul 2016 - 09h21
Compartilhar
Exibir comentários

"Todos já ouvimos falar de Voltaire (1694-1778), que costuma ser citado como exemplo de valor moral e intelectual. Pensador antidogmático, dotado de agudo espírito crítico, preocupava-se em submeter todas as suas ideias ao escrutínio da razão. Foi ferrenho adversário do clero e da Igreja Católica.

Foto: DINO

Certa vez, ao lhe contarem que no pico dos Andes tinha sido encontrado o fóssil de um peixe, Voltaire, rindo-se como de uma piada, atribuiu a descoberta à trapaça de algum forjador de milagres.

Nada poderia ilustrar melhor o fato de que nem mesmo as pessoas mais críticas, e mais apegadas ao rigor científico, estão livres de cometer erros de apreciação sobre os fenômenos naturais. O paradoxal, nesse episódio, é que Voltaire errou justamente por fazer estrito uso da ortodoxia científica de seu tempo (quem poderia imaginar que o pico dos Andes, em algum dia remoto, estivera sob o oceano?)."

Esses são os parágrafos introdutórios, em que o autor nos guia nas páginas do livro Investigação sobre o possível, construído ao modo de uma investigação, que é, em parte, uma obra de filosofia das ciências, pois pesquisa a natureza do conhecimento científico; e é, também, um livro de teoria do conhecimento e de ontologia, porque coteja o saber científico com o filosófico, indaga sobre o alcance do conhecimento, e pesquisa a natureza da realidade.

O autor Sérgio Sérvulo da Cunha nasceu em Santos, em 1935. Formou-se em Direito e Filosofia pela USP. Foi procurador do Estado de São Paulo, vice-prefeito de Santos e secretário municipal de assuntos jurídicos. No Conselho Federal da OAB coordenou a comissão que atuou na Constituinte de 1987-1988. No Ministério da Justiça, foi chefe de gabinete do ministro Márcio Thomas Bastos. É autor de vários livros de Direito e Filosofia, dentre eles "Uma deusa chamada Justiça" e "Ética".

A obra contém dezessete capítulos distribuídos em 194 páginas, e pode ser encontrada nas principais livrarias e na loja da Editora Barra Livros.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade