PUBLICIDADE

DINO

José Borghi é o nome de um dos publicitários mais influentes do Brasil

Em 2015, ele ocupou a 9ª posição no ranking feito pela revista GQ Brasil das 20 mentes mais criativas do país.

8 fev 2017 - 12h12
Compartilhar
Exibir comentários

O publicitário José Borghi, nascido em Presidente Prudente (SP) e fundador da antiga agência de publicidade Borghi Lowe, hoje Mullen Lowe Brasil, já esteve entre as 20 mentes criativas mais importantes do Brasil - foi em abril de 2015, quando a revista GQ Brasil, originalmente Gentlemen's Quarterly, publicou uma lista dos 20 publicitários mais influentes do país. O executivo ocupou a 9ª posição do ranking.

Foto: DINO

A presença de José Borghi entre os mais criativos publicitários brasileiros, decorreu de diversos motivos, entre eles a eficiência de emplacar boas campanhas. Quem aqui não lembra, por exemplo, da famosa campanha da Parmalat, onde crianças apareciam fantasiadas de bichos de pelúcia ou, então, do refrão mais cantado nas cozinhas brasileiras - "É o amor" - do tempero Sazón? As duas obras são criações de quem decidiu pela publicidade ainda no terceiro ano do colegial, quando, por influência da irmã, José Borghi assistiu, no teatro Castro Neves, a uma apresentação de comerciais premiados no Festival de Cannes, o mais importante e prestigiado festival de produção audiovisual do mundo.

Enfim graduado em publicidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp), o atual co-Chief Executive Officer (co-CEO) da Mullen Lowe Brasil enriqueceu-se de experiência profissional em grandes agências do país - começou a carreira em 1989, na agência Standard Ogilvy, depois passou pelos escritórios da Talent, FCB, DM9 / DDB e Leo Burnett - até decidir virar também um respeitado empresário junto com o parceiro Erh Ray. Em dezembro do ano de 2002, os dois fundaram a agência BorghiErh, que teve sua primeira sede no quintal da casa de Erh.

Quatro anos depois, em 2006, a BorghiErh, por conta do sucesso, foi comprada pela rede estrangeira Lowe e passou a ter o nome Lowe no final. O sucesso seguiu, a ponto da receita líquida do ano de 2009, quando comparada à de 2008, apontar um crescimento de 98%. Foram arrecadados mais de 634 milhões de reais somente em 2009. A antiga agência de quintal chegou a alcançar o quarto lugar entre as maiores empresas de publicidade e propaganda, conforme levantou uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina.

Logo depois, no entanto, Erh Ray deixou o negócio, e foi José Borghi quem assumiu a presidência da que, então, passou a se chamar apenas Borghi Lowe. Novas fusões da Rede Lowe vieram, e a agência chegou ao atual nome - Mullen Lowe Brasil. Nela, o publicitário José Borghi, hoje em dia, atua no cargo de CEO, na parte de inovação e criatividade, juntamente com o publicitário brasileiro André Gomes, que cuida da parte gerencial da companhia.

Os prêmios conquistados

As premiações que constam no currículo de um dos mais importantes publicitários do Brasil não são poucas. Nele estão 14 leões do Festival de Cannes, sete estatuetas do London Festival, quinze premiações da Abril Publicidade, dez prêmios The One Show, onze prêmios no The New York Festival e, em 2014, o prêmio agência do ano no Festival Brasileiro de Publicidade.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade