PUBLICIDADE

Inovação nos escritórios de contabilidade

Como o uso da tecnologia na gestão dos escritórios transformou o trabalho dos profissionais de contabilidade pelo país

19 jul 2016 - 16h11
Compartilhar
Exibir comentários

A tecnologia tem mudado a forma de trabalhar de todos os profissionais inclusive os de contabilidade. Mas em especial, a adoção da nuvem como plataforma tem promovido uma revolução tecnológica nesse mercado, valorizando o profissional cada vez mais essencial no dia a dia das empresas.

Foto: DINO

A partir da adoção do SPED, a preocupação em confeccionar os livros impressos e organizar espaços para arquivar tais conteúdos por anos e anos foi substituída pela necessidade de investimentos em espaços tecnológicos para armazenar os documentos virtuais. Notas fiscais, livros contábeis e balancetes deixaram de ocupar salas e arquivos, dando espaço aos discos e backups para armazenar os bancos de dados e aplicações para o negócio. Tudo isso vem mudando a forma como a contabilidade utiliza e lida com os recursos de TI. A preocupação com a segurança também é outra e está relacionada ao bom funcionamento dos equipamentos e com uma gestão de qualidade.

Nesse cenário, a utilização da nuvem destaca-se como a melhor alternativa para armazenar, reter, gerenciar e buscar as informações em sistemas contábeis e fiscais. Além de moderna, é extremamente segura, com níveis de segurança comparados aos utilizados por bancos. Tudo isso com economia de investimentos pois, a partir de sua adoção, comprar hardware e softwares para servidor tornam-se desnecessários.

A nuvem tornou possível a utilização prática do conceito de mobilidade. O profissional contábil já pode trabalhar em trânsito, home office e em seus clientes como se estivesse no escritório, diretamente no sistema, bastando uma conexão com a internet e um dispositivo, que pode ser computador, notebook, tablet, ou smartphone.

Grazielle Viana, da M2 Solution , empresa fornecedora de soluções em nuvem, conta que "Desenvolvemos uma solução em nuvem que, além de armazenar informações, virtualiza aplicações que antes dependiam de um servidor para funcionar, o ERP fica disponível na internet e os usuários acessam através do navegador. Esse tipo de tecnologia já está sendo utilizada por escritórios de contabilidade e auditoria na cidade de São Paulo e pode ser adotada por qualquer empresa, independentemente de sua localização. A solução transformou os investimentos em compra de servidores, licenças de software, softwares de backup e serviços de manutenção em coisa do passado. "

Outro diferencial é que os ambientes em nuvem ficam disponíveis rapidamente, não sendo mais necessários meses de implantação e testes que causavam muitas interrupções e dores de cabeça aos gestores.

A profissionalização e modernidade dos novos processos têm oferecido oportunidades às empresas de contabilidade se destacarem no mercado a partir da adoção de ferramentas antes disponíveis somente a grandes empresas. Consultorias de olho no futuro estão mudando seus conceitos, se adaptando e levando maior credibilidade aos seus clientes.

A hora de mudar, pode ser agora. Por que não? Modernize a gestão do seu escritório e conquiste novos clientes!

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade