PUBLICIDADE

Iluminação natural transforma a sua casa e faz bem para a saúde

19 abr 2017 - 15h14
Compartilhar
Exibir comentários

O vidro ocupa lugar de destaque na arquitetura contemporânea, investir nesse material traz diversas vantagens para a construção, ao nosso bem-estar, ao bolso e também ao planeta, já que economiza eletricidade e segue princípios sustentáveis. Fora estes benefícios, fachadas em vidro dão charme e sofisticação a casas e empresas. Para aproveitar ao máximo a iluminação natural devem ser feitos estudos desde o início do projeto, pois o clima da região, quantidade de luz, orientação solar, quantidade de horas de luz por dia, entre outros dados influenciam no resultado. Em países de clima tropical, como o Brasil, a atenção deve ser redobrada com avaliação de questões como qual quantidade de calor vai entrar, qual o tamanho das aberturas, entre outros.

Foto: DINO

Normalmente utilizadas nesses projetos, as peles de vidro são grandes paredes envidraçadas com ampla utilidade tanto para edifícios comerciais como em residências. Modernas e resistentes, este tipo de fachada permite a entrada de luminosidade o dia inteiro, porém alguns cuidados devem ser tomados em relação a qualidade do vidro, privacidade e o excesso de energia térmica. De acordo com a Sales Metal , empresa especializada em fachadas com esquadrias de alumínio, para solucionar estes problemas existem algumas soluções como o vidro temperado, laminado, fumê ou espelhados. "Outras opções como varandas e entradas de ventilação natural também podem influenciar na resolução destas questões", explica.

Além da economia de energia elétrica, sustentabilidade e custos, a iluminação colabora com a estética arquitetônica da edificação. Este tipo de iluminação é essencial para realçar alguns espaços, destacar recursos e tornar as construções esteticamente agradáveis. Mais um benefício é o bem-estar dos usuários, morar ou trabalhar em ambientes que recebem pouca ou nenhuma quantidade de luz solar pode ser prejudicial à saúde das pessoas, causando problemas como depressão. O corpo humano é estimulado pela iluminação natural, com a ausência de luz o corpo tende a funcionar como se estivesse no período de repouso. Os raios solares também ajudam na produção de vitamina D, que está em deficiência na maioria das pessoas que vivem nas cidades, acostumadas a passar boa parte do dia em ambientes fechados com iluminação artificial.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade