PUBLICIDADE

Hospital Copa Star conta com dezenas de obras do renomado artista Yutaka Toyota

Yutaka Toyota foi o artista escolhido para compor o acervo de obras de arte espalhadas pelo hospital classe A do Rio de Janeiro

3 mar 2017 - 08h10
Compartilhar
Exibir comentários

Yutaka Toyota é uma das grandes referências atuais relacionadas ao mundo da arte. O Japonês, nascido em 1931, na cidade de Tendo, naturalizado brasileiro, em 1968, se consagrou como escultor, pintor, desenhista, cenógrafo e gravador, deixando sua marca registrada e levando suas obras para vários países.

Foto: DINO

Seu gosto pela arte começou ainda na infância. Contrariando o desejo de seu pai em vê-lo formado em medicina, optou por cursar Desenho Industrial na Universidade de Arte de Tóquio. Sua chegada ao Brasil se deu após aceitar o convite para trabalhar em uma filial de fábrica moveleira que seria aberta em São Paulo. Diante da amplitude de espaço, passou a ter como inspiração para suas criações o "espaço cósmico".

Após buscar aprimoramento para suas técnicas e ampliar seu conhecimento em outros países, Toyota criou sua própria identidade, tornando-se dono de um estilo único de criação. Além de contar com a tecnologia a favor da criatividade, para base de suas esculturas utiliza aço, madeiras e tintas. Suas obras são cercadas por ilusão de ótica e repleta de paradoxos unindo volume à leveza, dureza à maciez, reflexão à espontaneidade, e outros contrastes tangíveis e intangíveis.

Sua carreira internacional foi iniciada em 1961 com uma exposição em Buenos Aires. Yukata, por muitas vezes, foi convidado a criar peças e realizar grandes projetos em diferentes países, tendo seus trabalhos expostos em cidades da Colômbia, Brasil, Itália, Japão, Argentina, Canadá, e tantos outros lugares.

O artista plástico possui mais de 100 esculturas monumentais em espaços públicos localizados no Brasil, Japão e Estados Unidos. No país há peças expostas na Praça da Sé, Parque Toyotomi, Conselho Brasileiro Britânico, Salão Nobre do Clube do Exército, Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, entre outros.

Ao decorrer dos anos de criação, em reconhecimento ao trabalho impressionante, Yukata Toyota recebeu várias premiações nacionais e internacionais, como no 1º Salão Esso de Jovens Artistas, na 2ª Bienal de Artes Plásticas da Bahia, no Salão de Santo André, e, na Associação Paulista de Críticos de Artes.

Hospital Copa Star - Hospital futurista com aparência de hotel luxuoso

O Hospital Copa Star foi criado para revolucionar o atendimento hospitalar no Rio de Janeiro, oferecendo tratamento premium para seus pacientes, com equipamentos de última geração, medicina robótica, centros cirúrgicos inteligentes, quartos automatizados, entre outras inovações tecnológicas. Com aparência de hotel de luxo, o Hospital Copa Star conta com obras de arte espalhadas pelas dependências, menu diferenciado, iluminação natural e o hall de entrada que se assemelha à saguões luxuosos, proporcionando o máximo de conforto aos pacientes.

Buscando oferecer um ambiente sofisticado e acolhedor aos pacientes, o Hospital Copa Star investiu na aquisição de inúmeras obras de arte cinética criadas por Yukata. São mais de 200 obras espalhadas pelas dependências do Hospital Copa Star que contribuem para a decoração, criando uma atmosfera agradável e levando bem-estar aos pacientes e demais pessoas que circulam no local.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade