PUBLICIDADE

Hackathons desempenham um papel importante na aceleração da transformação digital de empresas

25 jul 2016 - 09h16
Compartilhar
Exibir comentários

O termo 'hackathon' é uma mistura constituída pelas palavras inglesas "hack" (programar de forma excepcional) e "marathon" (maratona). Embora o termo foi usado pela primeira vez em 1999, as origens dos encontros focados em criar algo novo no lugar que está hospedando remonta à década de 1970 de grupos de programação.

Foto: DINO

Hackathon de forma muito ampla é uma solução criativa de problemas. (Ele necessariamente não precisa ser sobre a tecnologia.).

Hackathon tornou-se um dos mais recentes termos em alta no mundo dos negócios. No entanto hackathons não são apenas eventos para criar startups. As grandes empresas estão empregando os mesmos princípios para romper a inércia organizacional e incluir mais culturas orientadas para a inovação.

Estas empresas estão promovendo hackathons internos (somente com funcionários da empresa) e hackathons privados (podem participar somente pessoas de fora da empresa) para criar soluções de inovação para a empresa.

Para grandes organizações, em particular, hackathons pode ser adaptado para acelerar consideravelmente o processo de transformação digital. Os hackathons de 24 horas podem mostrar que as grandes organizações são capazes de realizar uma inovação revolucionária na velocidade de uma startup. Tornando os hackathons uma valiosa ferramenta para acelerar trazer inovação para dentro de uma empresa.

Várias grandes organizações como L'Oréal ,Unilever, Globo, Natura, Ambev , Microsoft, Facebook, Google entre outras começaram a hospedagem hackathons 24 horas, reunindo profissionais de negócios e de marca, programadores, designers gráficos, especialistas em experiência do usuário e gerentes de projeto para tornar o processo de transformação digital sentir mais concreto, abrir o pensamento criativo em um realmente prático caminho, e modelo de como as práticas de inovação pode ser estruturado para servir em última análise, como uma ferramenta de mentalidade-mudança.

Vera Moraes gerente da agência Inventtando (www.inventtando.com.br) especializada em organizar eventos de inovação e empreendedorismo para as empresas comenta: "A inovação é uma das formas mais rápidas e sustentáveis de manter uma empresa competitiva. Nestes eventos abrem-se oportunidades para as duas partes, a empresa traz inovação para dentro da corporação, e os participantes têm a oportunidade de gerar negócio com estas empresas que muitas vezes contratam estas inovações."

Trazer hackathons para dentro das corporações permite que grandes organizações, estabelecidas acelerem a transformação digital. As ideias são a força vital de grandes empresas. É essencial para cultivar, desenvolver e compartilhá-los com um mundo que espera que nos inspirar. Mas as melhores ideias muitas vezes não surgem a partir de uma única pessoa, eles são o resultado da colaboração.

Você está à procura inovar seu produto ou até mesmo criar um novo? Você tem um desafio na sua empresa ou na sua cidade e precisa resolvê-lo com urgência? Seus serviços precisam de uma inovação tecnológica e com isso seus clientes ficariam mais satisfeitos? Você precisa realizar um hackathon em sua empresa. Saia da sua zona de conforto, pense fora da caixa.

Existe hoje no Brasil uma comunidade colaborando com essa nova forma de gerar inovação. Seja nas empresas ou seja na sociedade. O Hackathon Brasil já conta com mais de mil membros participando ativamente desse ecossistema, desenvolvendo soluções inovadoras por todo o Brasil. www.hackathonbrasil.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade