PUBLICIDADE

Gustavo Borges e atletas olímpicos fomentam a natação no interior de São Paulo

7 dez 2016 - 17h22
Compartilhar
Exibir comentários

O fim de mais uma temporada nas piscinas não poderia ter sido melhor para a garotada do projeto Nadando com Gustavo Borges, em Itu (SP). O próprio Gustavo Borges, maior nome da natação brasileira, abriu o Festival de Natação, nesta terça-feira (6), com uma disputa inédita nos 100m livre. Nas raias ao seu lado, estavam o próprio filho, Luiz Gustavo (nadador do E.C. Pinheiros), e dois atletas da seleção brasileira que são ídolos na região: Marcelo Chierighini, finalista olímpico na prova nos Jogos do Rio 2016, e Marcos Vinícius Ferrari de Oliveira. Quase 200 crianças e adolescentes lotaram o Conjunto Aquático Cel. Fiori Marcelo Amantéa, anexo ao Estádio Novelli Júnior, junto com seus familiares.

Foto: DINO

"O mais importante para nós é ver a alegria nos olhos das crianças, a presença dos pais, numa terça-feira de manhã. Esse é o sucesso do nosso projeto. Nossos objetivos foram alcançados. Hoje ainda tivemos a presença ilustre de nadadores olímpicos, atletas que são da cidade e conquistaram o Brasil e o mundo. Conseguimos concluir um ano de muito trabalho e dedicação. Parabéns aos professores, a todos que se envolveram, aqueles que organizam o projeto. Estou muito feliz, só tenho a agradecer a todos pelo apoio", comemorou Gustavo Borges.

A presença maciça dos pais no evento e o seu apoio ao desenvolvimento das crianças no esporte também foram muito elogiados por Marcelo Chiereghini e Marcos Vinícius Ferrari de Oliveira, dois atletas ídolos de Itu. Chierighini ainda ressaltou a importância do projeto na cidade. "Comecei aqui em Itu, e ver a molecada se espelhar em mim é muito bacana. É importante que essa molecada tenha a esperança de uma vida melhor, e o esporte traz tudo de bom".

O Festival de Natação celebrou o sucesso do projeto social Nadando com Gustavo Borges em seu terceiro ano no interior paulista, com ampliação do número de alunos atendidos e a expectativa de se espalhar para o resto do Brasil. Também mostrou a familiares, amigos e população em geral a evolução de alguns dos mais novos talentos locais da natação.

Depois da demonstração nos 100m livre, Gustavo Borges, Marcelo Chierighini e Marcos Vinícius receberam as crianças na piscina para uma série de baterias, de acordo com o nível técnico de cada grupo. Jovens atletas com deficiência da equipe da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itu também participaram do festival. Os professores do projeto ficaram por perto, supervisionando os alunos na água.

A diversão continuou fora da piscina, com sessão de fotos e autógrafos com os ídolos, muito algodão-doce e pipoca para a garotada. Todos os participantes ainda levaram diploma de participação no Festival e kits com produtos dos patrocinadores do projeto, Takeda, ABL, Tenneco, Cereser e Castelo.

Capricho

Essa foi a palavra usada por Carlos Eduardo Ferreira, o Cacá, coordenador do projeto, para definir o trabalho com as crianças e adolescentes de Itu. "Aqui a gente tenta sempre fazer bonito. As crianças merecem esse respeito, e o Gustavo Borges merece todo o prestígio que ele tem. E nós procuramos fazer com que o dinheiro público volte para a sociedade , então tem que ser caprichado," defendeu.

Gestor do projeto, o atleta olímpico do triathlon Juraci Moreira acrescentou que a iniciativa leva o esporte de maneira 100% gratuita para a garotada. "Acho que todo mundo tem a ganhar. Investir num projeto como esse é fazer um bem enorme para a sociedade."

Esporte que une gerações

Muitas famílias presentes no Conjunto Aquático de Itu têm a natação como um elo importante entre pais e filhos. Helena Martins, jogadora de vôlei da equipe local, levou dois dos seus filhos, Paulo César e Maria Clara, para o projeto Nadando com Gustavo Borges. "Esse é um esporte que abre muitas portas. Eles começam na natação e depois seguem o caminho que quiserem, na piscina, na quadra, onde for. E também é ótimo para o desenvolvimento físico e psicológico. O Paulo César tinha um problema na adenóide, o médico queria operar, mas agora ele melhorou muito. Já a Maria Clara tem hoje uma capacidade de raciocínio e concentração muito maior. E ela ama nadar,"" conta Helena.

Bombeiro, Roberto da Conceição Fontes nada há pelo menos 20 anos e está há três em Itu, competindo na equipe master da cidade, em águas abertas. Roberto passou o amor pelo esporte para o filho, Wendell, que também já deu seus primeiros passos em competições nas piscinas e no mar. "Ele já pegou o quarto lugar num torneio de águas abertas", conta o pai orgulhoso. "O Wendell se tornou mais organizado e responsável, mais calmo, melhorou nos estudos e fez mais amigos. Mesmo se não virar nadador profissional, não será frustrado, será um homem, graças aos valores e os exemplos que o esporte pode dar."

Nadando com Gustavo Borges

O projeto social Nadando com Gustavo Borges foi criado em 2014, com aulas para 220 alunos da rede pública de Itu. A cidade foi escolhida por já ter uma infraestrutura adequada, com um complexo aquático anexado ao Estádio Noveli Júnior e professores de natação contratados pela prefeitura. A iniciativa é do Instituto Gustavo Borges, viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com a execução da Prefeitura da Estância Turística de Itu (SP). O projeto tem o patrocínio de Takeda, ABL, Tenneco, Cereser e Castelo.

Graças aos resultados já alcançados, o projeto ampliou neste ano o número de alunos atendidos. Cerca de 320 crianças e adolescentes matriculados na rede pública, entre 6 e 17 anos, já recebem aulas de natação. A intenção, agora, é levar o projeto para outras cidades do Brasil a partir do próximo ano.

Sobre Gustavo Borges e a Metodologia

Idealizador da metodologia que leva seu próprio nome, Gustavo caiu na água pela primeira vez aos cinco anos, em Ituverava, interior de São Paulo, e se destacou mundialmente com títulos, pódios e até com o Hall da Fama da modalidade. Hoje, o campeão das piscinas reforça que o método é diferenciado por unir capacitação profissional, estrutura e troca de experiência.

Gustavo Borges é assessorado por uma equipe multidisciplinar que desenvolve o método de maneira profissional. Praticamente durante o ano inteiro, os especialistas credenciados apresentam pelo Brasil as ferramentas práticas e a estrutura organizada de trabalho propostas pelo método para facilitar a relação entre gestor, coordenador, professor e aluno.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade