PUBLICIDADE

DINO

Grátis/Cinema: CineB exibe "Gonzaga - de Pai para Filho" e "Comer o Quê?"

25 ago 2016 - 17h22
Compartilhar
Exibir comentários

O instigante programa CineB, circuito itinerante e gratuito de exibição de filmes brasileiros em espaços comunitários e universidades em bairros de São Paulo e Osasco estará dia 27 de agosto, sábado, às 19h no Salão da Paróquia Santos Mártires, no Jd. Ângela, para a exibição do filme 'Gonzaga - de Pai para Filho'. Em 29 de agosto, às 19h, estará no Anfiteatro da FIAM FAAM com o filme "Comer o Quê?", com a presença da atriz Graziela Mantoanelli, para um debate após a exibição. No dia 1º. de setembro, às 19h, exibe "Comer o Quê?" no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, com a presença do diretor do filme, Leonardo Brant, para o debate.

Foto: DINO

O CineB realiza sessões de filmes brasileiros, levando a experiência de uma sessão de cinema para comunidades e instituições de ensino das periferias com difícil acesso a equipamentos culturais. A entrada é franca, mas é preciso retirar antes o ingresso.

Desde 2007, foram realizadas cerca de 400 sessões, exibindo em torno de 90 longas-metragens e 60 curtas-metragens. Mais de 200 comunidades, além de 40 associações já participaram do projeto, que foi assistido por cerca de 50 mil pessoas. O CineB é realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções.

Para proporcionar uma experiência mais próxima possível de uma sala de cinema, o CineB conta com uma estrutura de exibição itinerante profissional, capaz de chegar a qualquer localidade e que é formada por telão, projetor, caixas de som, cadeiras, um painel luminoso, cartazes de divulgação, convites e pesquisas de avaliação do projeto. Também conta com um pipoqueiro exclusivo, que serve pipoca gratuita em todas as sessões, com saquinhos padronizados. Tem ainda sorteio de brindes e camisetas do projeto ao final de cada filme.

O CineB percorre comunidades e fez exibições em igrejas e associações comunitárias de bairros e também sessões especiais ao ar livre. "Em diversas ocasiões recebemos depoimentos emocionados, de pessoas que nunca haviam assistido a um filme em uma tela grande", diz o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos.

O projeto incentiva e quer difundir ainda mais a cultura local. Por isso, atrações artísticas de cada comunidade são bem-vindas. Antes do início dos filmes, por cerca de 15 minutos se apresentam grupos de dança, música e teatro. "A ideia é aproveitar o espaço e o público para valorizar as iniciativas culturais do próprio bairro. As sessões do CineB já receberam apresentações de ballet, dança de rua, grupo de capoeira e música de viola", conta Cidálio Vieira Santos, acrescentando que o CineB tem ajudado a democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, especialmente nas regiões mais carentes da cidade".

A programação do CineB além dos filmes brasileiros recentes, tem o privilégio de contar com pré-estreias exclusivas. Ou seja, muitos filmes são exibidos em primeira mão nas comunidades e universidades, antes de entrar no cinema. Isso porque os diretores e produtores reconhecem a importância do projeto em divulgar e promover o acesso ao cinema brasileiro.

A exibição de curtas metragens no CineB fez tanto sucesso entre as pessoas, que demonstraram interesse em ter uma cópia desses filmes, que daí nasceu o Selo CINEB, uma coletânea anual com os curtas-metragens preferidos do público, vendidos a preço popular, após as sessões do projeto. Cada Selo CINEB custa R$ 5,00 e a renda é revertida para os diretores dos filmes e para as comunidades.

A ideia inovadora teve seu reconhecimento pelo Ministério da Cultura, sendo premiado pela Secretaria da Economia Criativa e é muito apoiada por diretores e produtores.

VEJA AS PRÓXIMAS SESSÕES:

Filme*: Gonzaga - de Pai para Filho (Brasil, 120 min, 2012)

Dia: 27 de agosto, sábado, às 19h

Entrada: franca (com retirada de ingressos)

Público: o filme é aberto a todos, respeitando-se a classificação e a capacidade do local.

Local: No Salão da Paróquia Santos Mártires

Endereço: rua Luís Baldinato, 9 - Jardim Angela

Ponto de Referência: Metrô Ana Rosa

Retirada de convites: na Secretaria da Igreja. Telefone de contato: 5831-9549.

Informações: producaocineb@brazucah.com.br

Direção: Breno Silveira

Roteiro: Patrícia Andrade

Elenco: Land Vieira (Luiz Gonzaga), Júlio Andrade (Gonzaguinha), Adélio Lima (Luiz Gonzaga), Nanda Costa (Odaléia) e João Miguel (Miguelzinho)

Gênero: Drama/Filme Biográfico

Classificação etária: 12 anos

Curta-metragem: nesse dia será também exibido o curta "30 Anos do MST", que aborda o início do MST, a vida e morte da militante Roseli Nunes e a reforma agrária.

Filme*: Comer o Quê? (Brasil, 55 min, 2015, 2015)

Dia: 29 de agosto, segunda-feira, às 19h

Entrada: franca (com retirada de ingressos)

Público: o filme é aberto a todos, respeitando-se a classificação e a capacidade do local.

Local: Anfiteatro da Fiam Faam

Endereço: Rua Vergueiro, 2009, Vila Mariana

Ponto de Referência: Metro Ana Rosa

Retirada de convites: com Prof. Vicente Darde, coordenador do curso de Jornalismo.

Reservas: pelo email producaocineb@brazucah.com.br

Informações: producaocineb@brazucah.com.br

Direção: Leonardo Brant

Elenco: Alex Atala, Bela Gil, Helena Rizzo, Marcos Palmeira, Josimar Melo e Neka Menna Barreto, entre muitos outros personagens e especialistas do mundo da alimentação.

Gênero: documentário

Classificação etária: livre

*Após o filme haverá um debate com a atriz e produtora Graziela Mantoanelli e o coordenador do projeto CineB, Cidálio Vieira Santos

Filme*: Comer o Quê? (Brasil, 55 min, 2015)

Dia: 1º. de setembro, quinta-feira 19h

Entrada: franca (com retirada de ingressos)

Público: o filme é aberto a todos, respeitando-se a classificação e a capacidade do local.

Local: Centro Universitário Anhanguera de São Paulo

Endereço: Rua Afonso Celso, 235, Vila Mariana

Ponto de Referência: em frente ao Museu Lazar Segal

Retirada de convites: na secretaria, com a professora Silvia.

Reservas: pelo e-mail producaocineb@brazucah.com.br

Informações: producaocineb@brazucah.com.br

*Após o filme haverá um debate com o diretor Leonardo Brant e o coordenador do projeto CineB, Cidálio Vieira Santos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade