PUBLICIDADE

Filósofo brasileiro diz que Nobel a Bob Dylan é um alerta à mesmice literária

Para Frederico Rochaferreira 2016 ficará marcado como o ano em que a literatura ficou sem o Prêmio Nobel

24 out 2016 - 10h26
(atualizado às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O Nobel de literatura entregue a Bob Dylan pela Academia Sueca pegou o mundo de surpresa, principalmente o mundo literário, que procura entender o que aconteceu; que motivos levaram; o seleto Comitê do Nobel, a premiar um cantor /compositor com a mais alta horaria literária, preterindo um escritor.

Foto: DINO

É verdade que Dylan tem lá seus livros, porém, são obras que se resumem a biografias, coletâneas de poesias, entrevistas e crônicas musicais, histórias acumuladas ao longo da carreira, comum a milhares de artistas, tanto que não foi o conjunto da obra literária que motivou a Academia a lhe conceder o Prêmio, foi o conjunto da obra musical.

Em comunicado à imprensa, a Academia disse que o cantor americano foi escolhido, "por ter criado novas expressões poéticas dentro da tradição musical americana", mas para o filósofo Frederico Rochaferreira, essa explicação não convence:

"__Ora, para obras musicais existem premiações específicas como o Grammy ou o Oscar, prêmios inclusive, que o cantor já possui em seu acervo, portanto, a explicação dada por Sara Danius, é frágil em seus argumentos e não convence"

De fato, a escolha foi tão insólita que a própria secretária permanente da Academia, se justificou dizendo que poderia aquela premiação parecer pouco convencional, mas que também, as obras de Homero e Safo foram escritas para serem cantadas, raciocínio que na visão do autor de A Razão Filosófica, soa vazio. Frederico entende que letras de músicas, regra geral, estão amalgamadas ao ritmo e não sobrevivem sem ele, salvo algumas poucas exceções.

"__É sabido que as letras musicais raramente têm vida própria, sem a música. No caso do cantor e compositor americano, algumas de suas letras sobrevivem sem a musicalidade, todavia, comparar essas letras sobreviventes a Homero e Safo e dedicar-lhe um Nobel de Literatura com esse argumento, não me parece uma justificativa inteligente."

A visão crítica do filósofo parece encontrar eco no próprio comportamento do cantor. Horas depois de ser anunciado como ganhador do Nobel de Literatura, Dylan fez uma apresentação em Las Vegas e nada mencionou sobre o prêmio que acabara de receber e vem, nesses primeiros dias, procurando manter um nada discreto distanciamento com a com a Academia Sueca, que só consegue falar com seus assessores.

Frederico Rochaferreira lembra que por traz dessa premiação fora do contexto, o objetivo pode não ter sido o talento do canto e compositor, mas, acima de tudo, um alerta à progressiva mediocridade da literatura.

"__Não é improvável que essa premiação traga consigo um recado velado, um alerta à mesmice que ronda a literatura mundial. Enxurradas de romances novelescos e contos fantasiosos de duvidosa qualidade saem todos os anos de moinhos editoriais, dirigidos a um público cada vez menos intelectualizado, onde as editoras via imprensa, transformam escritores e obras obscuras, em Best Sellers do dia para a noite, inundando o mercado literário de nulidades."

Segundo Frederico Rochaferreira, a literatura é um grande negócio e o objetivo, é atingir sempre o grande público, portanto, qualidade literária passa a ser mera formalidade ante a tendência do mercado.

"__Recentemente escrevi que a literatura brasileira não promove o desenvolvimento cultural do nosso povo, pelo contrário, o inibi, na medida em que é uma literatura de contos da carochinha, de assimilação de ideias e esse pensamento, guardada as devidas proporções, pode ser estendido a outras sociedades. Se por aqui a literatura vazia que temos se deve principalmente à precariedade intelectual, nas sociedades desenvolvidas, esse é um negócio proposital, visando grandes lucros."

"__Agora, por mais fragilizada que a literatura possa estar em termos globais, certamente há incontáveis talentos dispersos pelos cinco continentes e a Academia Sueca não poderia nem deveria ignorá-los. Ao escolher um cantor popular e não um escritor para receber o maior prêmio literário, independente do objetivo que se pretendeu, o Comitê do Nobel fez uma escolha irresponsável e esse ano de 2016, ficará marcado como o ano em que a literatura ficou sem um prêmio Nobel."

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade