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Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas chega ao Minascentro na sua quinquagésima edição no período de 1 a 10 de julho

28 jun 2016 - 09h15
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Sucesso de público e de vendas, esta é a 50ª edição da Feira que é realizada há 20 anos pela empresa mineira Dynamica Eventos. Estima-se que cerca de 100 mil visitantes passarão pelo Minascentro durante os 10 dias de evento, público este, composto em 80% por mulheres.

Foto: DINO

A produção do vestuário de malhas de tricô é a principal atividade de cidades do sul de Minas Gerais como Jacutinga e Monte Sião. Grande parte dos fabricantes é composta por microempresários que trabalham em família e revendem a maioria da produção para lojistas, turistas e revendedores informais de várias regiões do país.

O Inverno é a estação do ano mais aguardada pelas malharias do Sul de Minas. As vendas nesta estação representam 80% da demanda anual das confecções da região. Com o aumento da demanda e a realização de feiras em vários estados brasileiros, os produtores profissionalizaram-se, mas não perderam a característica de empresas familiares.

As empresas da região contrataram estilistas e consultores de moda para ficarem por dentro das tendências de cada estação. Atentas, algumas empresárias viajam constantemente para Europa (Paris e Roma ) e Estados Unidos (Nova York) para acompanharem os principais desfiles das grifes mais famosas do mundo.

Os modelos, tecidos e cores são adaptados ao clima e cultura brasileiros por designers de moda contratados especialmente para a criação das novas coleções.

Sul de Minas responde por 40% da produção total de malhas no Brasil

A produção do vestuário de malhas de tricô é a principal atividade de cidades do Sul de Minas Gerais, como Jacutinga e Monte Sião. Grande parte dos fabricantes é composta por microempresários que trabalham em família e revendem a maioria da produção para lojistas, turistas e 'sacoleiros' de várias regiões do país.

O inverno é a estação do ano mais aguardada pelas malharias do Sul de Minas. As vendas de abril, maio, junho e julho representam 80% da demanda anual das confecções da região.

Com o aumento da demanda e a realização de feiras em vários estados brasileiros, os produtores de malhas do Sul de Minas profissionalizaram-se, mas não perderam a característica de empresas familiares. As empresas da região contrataram estilistas e consultores de moda, inteirados nas tendências de cada estação. Atentas, algumas empresárias viajam constantemente para a Europa (Paris, Roma etc) e os Estados Unidos (Nova York), para acompanharem os principais desfiles das grifes mais famosas do mundo. Os modelos, tecidos e cores são adaptados ao clima e cultura brasileiros por designers de moda contratados especialmente para a criação das novas coleções.

Para superar a concorrência chinesa, as malharias do Sul de Minas fazem pesados e constantes investimentos em tecnologia e em capacitação profissional, o que resulta em um ganho competitivo. "A Ásia, com praticamente um terço da população mundial e um salário base de 30 dólares, abre em todos os setores uma concorrência preocupante. Por isso, renovamos o nosso parque industrial, reavaliamos conceitos, readequamos despesas, produtividade e lucros. Ouso dizer que aprimoramos até o nosso talento", garante Toninho Raffaelli um dos coordenadores da Feira.

20 anos de sucesso

Antônio Raffaelli faz um balanço positivo dos 20 anos e 50 edições da Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas, realizadas pela Dynâmica Eventos. "A oportunidade que nos foi e continua sendo concedida com a realização deste evento é de vital importância para a continuidade da microrregião produtora de tricô, cuja pilastra básica da economia se faz de milhares de pequenas e médias empresas de âmbito familiar. Com a Feira, estes empreendedores têm a chance de tornarem-se conhecidos, além de expor e comercializar seus produtos num espaço privilegiado".

50ª FEIRA DE MALHAS DE TRICÔ DO SUL DE MINAS

Local: Minascentro - Rua Guajajaras, 1022 - Centro - Data: 1 a 10 de julho, das 13 às 21h

Preço: R$5 (na portaria)

Para imprimir gratuitamente seu ingresso: www.dynamicaeventos.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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