PUBLICIDADE

Estratégias internas, formadas por capacidades de criação, retenção e disseminação de conhecimentos, são importantes para a geração de resultados.

16 mar 2017 - 16h04
Compartilhar
Exibir comentários

A partir dessas capacidades, organizações podem tratar incertezas e turbulências, desenvolver novas soluções e transferir tecnologias. A abordagem externa, baseadas em processo inbound de inovação aberta, não pode ser considerada efetiva. É necessário que esse processo seja combinado à capacidade de criação interna de conhecimento para que empresas possam tratar turbulências e incertezas ao longo do processo de desenvolvimento de novas soluções. Adicionalmente, a combinação entre inbound e capacidades internas, especialmente de retenção e compartilhamento de conhecimento, se mostra relevante para promover nas empresas capacidade de transferência externa de tecnologias, via processo outbound de inovação aberta.

Foto: DINO

Essas são as conclusões da tese de doutorado de Adriano Tonelli, com pesquisa "Inovação Aberta e Gestão do Conhecimento: como as empresas alcançam resultados de inovação", do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPGA), na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Tonelli utilizou 228 casos de empresas de software como amostra, a maioria composta por microempresas e empresas de pequeno porte: 83 microempresas (36,4%), 82 empresas de pequeno porte (36%), 28 empresas de médio porte (12,3%) e 35 empresas de grande porte (15,4%). A média de idade das empresas analisadas é de 15 anos. O autor avaliou como estratégias internas, formadas por capacidades de gestão do conhecimento (GC), externas, formadas por processos de inovação aberta, e híbridas, decorrentes de combinações entre GC e inovação aberta, impactam nos resultados de inovação e na transferência externa de tecnologias em organizações do setor de software.

Adriano Tonelli foi orientado pelo professor Paulo Bermejo, coordenador do Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público (NEXT) da Universidade de Brasília (UnB). O aluno obteve o título de doutor. A pesquisa é parte integrante de projeto financiado pelo CNPQ, sob o título O Impacto da Inovação Aberta Outbound no desempenho de Organizações Brasileiras.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade